Polvo surpreende cientistas ao usar cascas de coco como esconderijo

Imagens feitas no fundo do mar mostram animais manipulando as peças.

BBC Brasil, BBC

15 Dezembro 2009 | 10h03

Cientistas da Austrália se surpreenderam ao flagrar um polvo usando cascas de coco como abrigo.

Em um artigo na revista científica Current Biology, os especialistas do Museu Victoria, de Melbourne, afirmam que este é o primeiro exemplo do uso de ferramentas por um animal invertebrado.

A equipe filmou um polvo "agarrando" metades de cascas de coco debaixo d'água e levando-as para outro lugar para usá-las depois como abrigo.

"Quase me afoguei rindo quando vi a cena pela primeira vez", disse à BBC Julian Finn, um dos cientistas. "Eu sabia que o polvo queria fazer alguma coisa com a casca de coco, mas não esperava que ele fosse pegá-la e levá-la para outro lugar."

Destreza

Os polvos da espécie Amphioctopus marginatus foram filmados entre 1999 e 2008 perto da costa de Sulawesi e de Bali, na Indonésia, mas o comportamento inusitado dos animais foi flagrado apenas quatro vezes.

Os cientistas acreditam que os cocos encontrados pelos polvos foram jogados por pessoas nas praias e acabaram se fixando no fundo do mar.

"É impressionante ver a maneira como eles manipulam as cascas", disse Mark Norman, outro pesquisador da equipe. "Eles sondam o terreno com os tentáculos, afastam a areia e levantam o coco com uma rotação."

Depois de colocar o lado aberto da casca para cima, eles agarram a peça e vão embora. Quando são duas metades, o animal consegue colocar uma dentro da outra.

"É uma demonstração impressionante de destreza e coordenação de oito braços e centenas de ventosas", definiu Norman.

A filmagem flagrou os polvos se deslocando por até 20 metros com as cascas de coco, e depois se escondendo debaixo delas.

"Este habitat é incrivelmente perigoso para esses animais, com poucas opções de esconderijo. Ficar embaixo da areia não é suficiente para eles se protegeram dos predadores", explicou Norman.

O uso de ferramentas é algo que se acreditava ser uma habilidade exclusiva dos humanos, mas recentemente esse comportamento tem sido cada vez mais observado entre primatas, outros mamíferos e aves.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
polvococo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.