Vale recebe licença e obras do Píer IV no MA começam em outubro

As obras para construção do Píer IV do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luis (MA), devem começar em outubro, depois que a Vale recebeu, na última sexta-feira, a Licença de Instalação para o empreendimento, informou a mineradora nesta segunda-feira.

REUTERS

20 Julho 2009 | 16h58

O Píer IV faz parte do programa de capacitação do sistema logístico da Vale na região Norte do país, um investimento total de 2 bilhões de dólares, informou a empresa nesta segunda-feira.

Com o novo píer, a capacidade do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira será ampliada em 100 milhões de toneladas por ano.

"O píer IV é fundamental para garantir a produção e transporte dos minerais no médio e longo prazos", avaliou o diretor do Programa de Expansão Logística Norte da Vale, Sergio Aranha, em um comunicado.

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é o segundo maior em movimentação no país e considerado um dos maiores portos do mundo. É utilizado para embarcar minérios, ferro gusa e soja, com capacidade atual de 130 milhões de toneladas/ano.

Com profundidade mínima de 25 metros, o Píer IV terá dois berços de atracação e capacidade para receber navios de até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB). Com uma ponte de acesso de 1.620 metros, terá capacidade de carregamento de dois navios simultaneamente num total de 53 navios por mês.

(Por Denise Luna)

Mais conteúdo sobre:
MINERACAO LICENCA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.