Veja como as Olimpíadas de 1992 mudaram a cara de Barcelona

BBC visitou a cidade apontada como exemplo de legado urbanístico positivo dos Jogos Olímpicos.

BBC Brasil, BBC

23 Abril 2012 | 05h33

Há 20 anos, a região portuária de Barcelona se transformava de um lugar degradado para um grande centro de turismo e lazer.

Essa foi uma das mudanças urbanísticas ocorridas na cidade espanhola para a Olimpíada de 1992.

A BBC visitou Barcelona para conhecer essas e outras transformações urbanas, levando em conta que a cidade é comumente apontada como exemplo de legado olímpico positivo na vida dos moradores.

A questão, aliás, foi além dos bilhões de dólares gastos em reurbanização. Os Jogos de 1992 também transformaram a imagem da cidade, que virou um dos lugares mais cobiçados pelos turistas globais.

O fluxo de visitantes dobrou na década seguinte à Olimpíada.

Mas, no antigo Parque Olímpico, o legado é dúbio.

Barcelona construiu diversas arenas olímpicas, incluindo o parque aquático em Montjuic. Mas, apesar da vista espetacular, o espaço não teve utilização no longo prazo.

Durante a visita da BBC, o local estava em péssimo estado. É usado apenas nos dias mais quentes do ano e sua manutenção tem sido negligenciada.

Autoridades consultadas pela BBC admitem que o local tem pouco uso e dizem que, quando a Espanha se recuperar da crise econômica, poderá investir ali.

O estádio olímpico, por sua vez, é bem cuidado e atrai muitos visitantes. Porém, não há muita coisa pra ver.

A equipe de futebol Espanyol, que ocupou o estádio após as Olimpíadas, construiu uma arena própria há três anos. Desde então, a arena olímpica ficou sem um inquilino fixo.

Outras arenas desportivas menores, como o velódromo, continuam a ser usadas com frequência pela comunidade. Mesmo assim, o fato de não serem cobertos impede que os locais sejam usados para competições maiores.

Ao mesmo tempo, para Juan Antonio Samaranch Júnior, membro espanhol do comitê olímpico internacional, os jogos de Barcelona ajudaram a difundir diversos esportes na Espanha.

Ele diz que o país tem hoje grandes atletas em diversas modalidades. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.