PUBLICIDADE

Bebida

Guia do café espresso: descubra a história da bebida e como fazê-la da melhor forma

Especialista em café conta tudo que você precisa saber sobre o café que é figurinha carimbada no dia a dia do brasileiro

Close up of espresso machine with cup. Foto: dusan petkovicFoto: dusan petkovic

Para o brasileiro, o café expresso… ou seria espresso? Enfim, essa bebida concentrada e deliciosa, surgiu na Itália a partir da invenção da máquina de café que passa água pressurizada por uma camada de café torrado e moído compactado. Essa construção foi atribuída a Luigi Bezzerra.

Com a história bem contada, podemos voltar ao questionamento inicial: afinal, é café expresso ou espresso? A verdade é que tanto faz. Espresso, com “s”, tem o significado original de “espremer” ou trabalhar sob pressão, o que é o conceito básico da máquina responsável por fazer esse tipo de café. A versão com “x” da palavra é apenas um abrasileiramento.

Ensei Neto, especialista em café e blogueiro de Paladar, ensina a fazer essa iguaria italiana em casa. Confira!

Como se faz um café espresso?

Para quem quer fazer o clássico italiano, basta seguir a proporção de 1:4, ou seja, ¼ de onça peso (7 gramas) para se obter uma onça líquida (30 ml). “Com a popularização do método, baristas dos países nórdicos começaram a trabalhar com proporções mais parrudas como 10 g a 12 g para os mesmos 30 ml finais”, conta Ensei.

PUBLICIDADE

Qual é a diferença entre café espresso e café coado?

Em princípio, é um método similar ao filtrado, porém, no caso do espresso, o pó de café é bem mais fino e sua compactação comporta-se como um filtro natural após a adição de água. Como não possui barreira como o papel, os óleos são extraídos, formando microbolhas de ar, um belo efeito de cremosidade com estrias conhecido como “crema”, em italiano.

Já se perguntou por que o café espresso vem acompanhado de água?

A razão para isso é bem menos nobre do que se imagina. Ensei Neto conta que o copo de água, principalmente com gás, muitas vezes é uma jogada para disfarçar as imperfeições e problemas da bebida que está sendo servida.

O café espresso é mais saudável?

PUBLICIDADE

Por não passar por um processo de filtragem como ocorre no café coado, os óleos existentes na semente do café são transferidos para a bebida. O problema é que esses óleos sofrem alterações no processo de torra, transformando-se em óleos ou gorduras saturadas. Logo, o consumo de espresso deve ser moderado em relação aos filtrados.

Prefere café coado? A gente também tem um guia completo para você

TQ SÃO PAULO 29.03.2024 PALADAR CADERNO2 TESTE DE CAFÉS COADOS NO FUTURO REFEITÓRIO, EM PINHEIROS. Foto Tiago Queiroz/Estadão  Foto: Tiago Queiroz

Descubra a história do café coado, seus benefícios e aprenda um passo a passo de mestre para fazer o café filtrado perfeito. Confira aqui.

Descubra os melhores cafés gourmets do mercado

PUBLICIDADE

TQ SÃO PAULO 29.03.2024 PALADAR CADERNO2 TESTE DE CAFÉS COADOS NO FUTURO REFEITÓRIO, EM PINHEIROS. Foto Tiago Queiroz/Estadão  Foto: Tiago Queiroz

Um júri de especialistas provou nove marcas de café gourmet, torrado e moído disponíveis no mercado e elegeu as três melhores. Veja o ranking completo e as análises de cada uma.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE