MELHORES

Panetones e Chocotones

DE

2022

Ao primeiro sinal de que o Natal se aproximava (sabe quando os panetones começam a ocupar as prateleiras do supermercado, muito antes de dezembro chegar? Então…), o Paladar começou a pesquisar o que padarias, confeitarias e a indústria panificadora tinham para oferecer esse ano. Nossa busca, como de praxe, focou nos clássicos, com frutas ou gotas de chocolate - versões trufadas ou com recheio cremoso concentrado foram vetadas da seleção (porque a gente acredita que equilíbrio é tudo!). A ideia era garimpar uma boa amostra do mercado para organizar a megadegustação do Paladar, que, neste ano, provou às cegas 25 panetones e 25 chocotones - um time de oito jurados, composto por padeiros, confeiteiros, chefs de cozinha e jornalistas, recebeu a missão de eleger os melhores do ano. O júri avaliou os produtos quanto à textura, umidade, aroma e sabor da massa. A quantidade e a qualidade das frutas ou dos chocolates, assim como o visual dos pães natalinos, também foram levados em consideração. Antes de sair para comprar o panetone ou chocotone da vez, confira, a seguir, o ranking com os 10 melhores em cada categoria, além das considerações dos jurados sobre os outros 15 concorrentes em ordem alfabética. Bom Natal!

Panetones

Fazemos Pão

Frutas

Qui o Qua

Tradicional

Basilicata

Clássico

4°Le Blé

Tradicional

JURADOS

Beatriz Olivetti

Repórter de Paladar, foi pela primeira jurada da degustação de panetones e chocotones. "É uma grande honra fazer parte do painel de 2022. Acredito que seja um trabalho importante para o mercado e, principalmente, para o consumidor na hora das compras de fim de ano."

Gabriela Barretto

Chef do Chou, também está à frente do Futuro Refeitório, que oferece ótimos itens de padaria e confeitaria. Na degustação, ela conta que "deu para perceber que existe uma grande diferença entre os panetones artesanais e industriais, mas que as duas categorias têm espaço no mercado, desde que ofereçam algo gostoso”

Beto Tempel

Mestre-cervejeiro e sócio da Trilha Cervejaria, desde novembro, também está à frente da Fermentaria, na Barra Funda, onde se dedica a outros experimentos envolvendo fermentação, como a produção de pizzas com massa preparada com leveduras de cervejas e bagaço de malte.

Juliana Borges

Sócia do Amélia, é responsável por todos os itens de padaria servidos na casa na Vila Buarque, que é misto de mercearia e restaurante. Seu partido é dos que defendem fornadas de panetone o ano todo. “Ela é a louca dos panetones. Abre a temporada de comilança bem antes de dezembro”, entrega Dani Borges, sua irmã e sócia.

Continua após a publicidade

Chocotones

Iza

Panetone com chocolate

Mocotó

Pequitone

Filone

Panettone Cioccolato

4°Bráz

Chocolate meio amargo

JURADOS

Danielle Nagase

Repórter do Paladar, já produziu a degustação de panetones e chocotones do caderno e, neste ano, além participar do júri, coordenou os trabalhos. “Provar 25 chocotones numa tacada só não é tarefa fácil. A vantagem é sair do teste com conhecimento de causa para não queimar dinheiro com comida ruim”, brinca.

Juliete Soulé

Confeiteira e professora da Le Cordon Bleu, em São Paulo, é também expert em chocolates - e, por isso mesmo, foi chamada para integrar o time de jurados de chocotones.

Diego Sacilotto

Vencedor da última edição do Masterchef Profissionais, é também chef da recém-aberta La Crosta Forneria, na zona norte da cidade. Por ali, ele se dedica às massas frescas, feitas na própria casa, e às pizzas com massa de fermentação natural.

Natalia Ebone

Desde pequena sempre esteve às voltas com a produção de massas frescas - primeiro no restaurante da mãe, Salete, depois no próprio bufê e, hoje, na cozinha do restaurante Bosco, onde também se dedica à produção de pães de fermentação natural.

Bastidores

DA DEGUSTAÇÃO

Continua após a publicidade

Receitas

COM PANETONE