PUBLICIDADE

Radar

Café ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas; conheça as melhores marcas

O aroma tentador e a característica estimulante da bebida são aspectos marcantes de cada gole

Projeto realiza uma série de bate-papos, oficina e curso ao redor do café. Foto: Roberto Seba/Estadão Foto: Roberto Seba/Estadão

Desde o aroma tentador que preenche o ambiente até o primeiro gole revigorante pela manhã, o café faz parte da rotina de muitas pessoas. A percepção de que a bebida é prejudicial à saúde prevaleceu por muitos anos na sociedade.

No entanto, segundo a matéria escrita por Jane E. Brody ao Estadão, estudos mostram o contrário, embora também enfatizem a importância do equilíbrio no consumo.

Uma pesquisa da School of Public Health de Harvard afirmou que o café é parte da rotina de quem busca manter uma vida saudável. Os efeitos, principalmente da cafeína, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer de fígado, próstata, cirrose e até mesmo estão associados a uma menor taxa de mortalidade.

Esses potenciais benéficos podem contribuir para uma vida saudável, desde que o consumo seja moderado. É importante estar atento a isso. A cafeína presente no café está ligada a distúrbios do sono, por exemplo. Portanto, o equilíbrio é sempre positivo.

“No geral, apesar de várias preocupações que surgiram ao longo dos anos, o café é extremamente seguro e tem uma série de benefícios importantes”, afirma Walter C. Willett, professor de nutrição e epidemiologia da T.H. Chan School of Public Health de Harvard.

PUBLICIDADE

Café moído e torrado: o teste

O Paladar realizou um teste, com a colaboração de especialistas, para eleger o melhor café moído e torrado disponível no mercado. Foram avaliadas 11 opções, e o resultado revelou um top 3 das marcas. Confira.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE