PUBLICIDADE

Radar

Como incluir vinagre de maçã na dieta?

Figurinha carimbada em saladas e molhos, o vinagre de maçã é benéfico à saúde e garante preparos deliciosos

Vinagre. Foto: Adobe Stock/Africa StudioFoto: Adobe Stock/Africa Studio

O vinagre de maçã é um produto da fermentação da maçã, incluindo em sua composição ácido acético, água e pequenas quantidades de outros ácidos orgânicos. A nutricionista Thaís Barca, especializada em nutrição esportiva e funcional, explica que esse ingrediente comum em saladas traz muitos benefícios à saúde, como o equilíbrio do pH estomacal, melhora da digestão e controle glicêmico.

Para incluí-lo na dieta, o ideal é utilizá-lo como tempero e complemento em saladas, também podendo ser usado em diversos outros pratos. Além disso, optar pelo produto orgânico é a melhor pedida, uma vez que a maçã orgânica apresenta mais antioxidantes, menos conservantes e outros aditivos do que a tradicional, sendo mais saudável.

Confira abaixo as dicas da nutricionista para consumir vinagre de maçã da melhor forma.

Qual é o melhor horário para consumir vinagre de maçã?

De acordo com Thaís Barca, não existe uma regra. “O importante é avaliar cada caso sempre respeitando a tolerância gástrica de cada pessoa”, ou seja, é preciso avaliar a sua reação individualmente para determinar o melhor momento desse consumo, ressalta a nutricionista.

PUBLICIDADE

É bom tomar água com vinagre?

Diluir vinagre em água é altamente recomendado, uma vez que consumi-lo de maneira muito concentrada pode causar irritações no estômago, em especial a pessoas com problemas estomacais como gastrite e azia. Além do vinagre de maçã, você também pode misturar água com limão, obtendo um efeito semelhante. A receita é simples: 100 ml de água para uma colher de sopa do ingrediente ácido.

Com o que é bom misturar vinagre de maçã?

A nutricionista sugere duas receitas deliciosas com o composto: molho de salada refrescante e maçã com canela e vinagre na Airfryer. Outras formas de introduzi-lo na dieta é em saladas, marinadas para carnes, peixes, aves e legumes, molhos e condimentos, chutney, barbecue entre outros, bem como em bebidas refrescantes diluídas e com adição de mel e limão.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE