No último dia 30 de novembro foi lançada em Florianópolis a série de cervejas El Camino del Maíz, feitas a partir de milhos Fortuna e Colorado e desenvolvida pela cervejaria Cozalinda.
Os milhos fazem parte da variedade de milho criada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e foram desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf) com melhoramento genético em campo, sem alteração de genes em laboratório, ao contrário dos transgênicos e híbridos.
A nova bebida feita com os grãos é inspirada na chicha, uma bebida ancestral de milho feita ainda hoje por povos originários de países sul-americanos, como o Brasil, Argentina, Chile, entre outros.
Ao NSC Total, o co-fundador e cervejeiro da empresa, Diego Simão, contou que a produção de cerveja a partir do milho foi um desafio, pois era preciso buscar conhecimento para transformar a semente em um produto de qualidade.
Na cerveja, o milho não costuma passa pelo processo de malteação, e sim é usado como adjunto, de onde é obtido o extrato que traz açúcares presentes no cereal. No caso das cervejas El Camino del Maíz, o milho foi malteado, o que resulta nos aromas e sabores únicos.
A cerveja chega às prateleiras do Brasil ainda em dezembro. A empresa ainda pretende exportar o produto para o Canadá, mas ainda não há data.
Receitas testadas e aprovadas
O Paladar tem uma série de receitas testadas e aprovadas que podem ser feitas em casa. Confira sugestões de pratos, drinques e sobremesas aqui.