PUBLICIDADE

Radar

Conheça a verdadeira origem do beijinho

O doce que faz par clássico com o brigadeiro nas tradicionais festas brasileiras tem raízes em outros territórios

Cinco bolinhas de beijinho, sendo três cobertas por coco ralado e outras duas sem. Todos estão em cima de raspas de coco ralado. Foto: Oswaldo Neto | Fabiana AndradeFoto: Oswaldo Neto | Fabiana Andrade

O Brasil é um país de muitos pratos deliciosos, e quando o assunto é doce, uma iguaria que fica lado a lado com o prestigiado brigadeiro é o beijinho, uma receita semelhante por levar manteiga e leite condensado, mas que substitui o chocolate em pó por coco ralado.

O doce que é servido em bolinhas empanado em lascas de coco e separado em pequenas formas de papel decoradas em festas de aniversário pode ser, hoje, um dos componentes do tradicionalismo culinário brasileiro, entretanto sua verdadeira origem pertence ao outro lado do Oceano Atlântico.

Aliás, o beijinho leva esse nome justamente por ser uma adaptação do doce chamado beijos de freira, que nasceu nos conventos portugueses e, inicialmente, não levava leite, tampouco coco, apenas açúcar e farinha de amêndoas. Com o decorrer dos anos, segundo o perfil Comer História, a iguaria passou a ter ingredientes de fácil produção no Brasil, mas ainda com um pé nas referências lusitanas, e chegou à versão com leite condensado conhecida hoje só a partir do século XX.

Paladar Testou

PUBLICIDADE

O leite condensado, que hoje é um item essencial para fazer bons beijinhos, é amplamente consumido entre os brasileiros, e já teve a qualidade de suas principais marcas avaliada por especialistas selecionados pelo Paladar. Confira o resultado aqui. O doce de leite, outra iguaria que ocupa o hall das delícias brasileiras, também foi alvo de uma das edições de teste, saiba mais aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE