Ao Vivo

Ao Vivo: Bolsonaro discursa na ONU em tom eleitoral

Na 77ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, presidente criticou o PT e também fez acenos para a comunidade internacional

Acompanhe Ao Vivo
Conteúdo Relacionado

No discurso que abre a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro fez referências ao seu governo, introduzindo a fala com críticas ao PT. Bolsonaro também exaltou o agronegócio e tratou o País como referência de sustentabilidade e defesa do meio ambiente. O discurso do presidente foi, em boa parte, voltado para o público interno, direcionado para as eleições, com acenos também para a comunidade internacional.

Sem citar nominalmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que lidera as pesquisas de intenção de voto -, o presidente falou das condenações do petista na Operação Lava Jato. “No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no País. Somente entre o período de 2003 e 2015, onde a esquerda presidiu o Brasil, o endividamento da Petrobras por má gestão, loteamento político em e desvios chegou a casa dos US$ 170 bilhões”, afirmou o presidente no início de sua fala.

Destaques

20/09/2022 10h59
Bolsonaro cita gestão petista e condenação de Lula: ‘Foi condenado em três instâncias por unanimidade’
20/09/2022 10h57
Bolsonaro diz que a pobreza cai ‘de forma acentuada’ no Brasil
20/09/2022 10h07
'Nosso mundo está em perigo', diz secretário-geral da ONU

Ao afirmar que o “nosso agronegócio é orgulho nacional”, Bolsonaro disse “que, também na área do desenvolvimento sustentável, o patrimônio de realizações do Brasil é fonte de credibilidade para a ação internacional”. “Em matéria demeio ambiente e desenvolvimento sustentável, o Brasil é parte da solução e referência para o mundo.

Segundo Bolsonaro, “2/3 de todo o território brasileiro permanecem com vegetação nativa, que se encontra exatamente como estava quando o Brasil foi descoberto, em 1500″.

No discurso lido, Bolsonaro falou da guerra da Ucrânia, afirmando que seu governo apoiou os “esforços para reduzir os impactos econômicos desta crise”. “Mas não acreditamos que o melhor caminho seja a adoção de sanções unilaterais e seletivas, contrárias ao Direito Internacional. Essas medidas têm prejudicado a retomada da economia e afetado direitos humanos de populações vulneráveis, inclusive em países da própria Europa.”

Acompanhe Ao Vivo

12h29
20/09/2022

Encerramento

A Assembleia-Geral da ONU segue até o dia 26. Encerramos agora a cobertura em tempo real do encontro. Continue acompanhando a cobertura e repercussão do evento e as últimas notícias da política nacional e internacional no portal do Estadão.

Agradecemos a audiência!

12h12
20/09/2022

Visita de Bolsonaro aos Estados Unidos irá durar menos de 24 horas

Jair Bolsonaro deixa o salão da ONU após discursar na 77ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York Foto: Anna Moneymaker/AFP

Após dois anos em formato virtual ou híbrido, espera-se que 157 chefes de Estado e representantes de governo compareçam presencialmente à Assembleia-Geral da ONU.

Bolsonaro terá reuniões bilaterais com os presidentes da Polônia e do Equador. No encontro com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, está prevista a assinatura de atos, dentre eles, um que trata sobre a eliminação de dupla tributação sobre renda e prevenção de evasão fiscal. Na reunião com o presidente do Equador, Guillermo Lasso, não está prevista a assinatura de acordos.

Ao término dos encontros, Bolsonaro parte para o aeroporto para voltar a Brasília.

11h47
20/09/2022

‘Estou convencido que no curto prazo, teremos uma Constituição que nos satisfaça’, diz Boric sobre derrota no plebiscito constitucional

“Hoje, as chilenas e os chilenos concordaram em enfrentar suas diferenças, construindo uma democracia que aceite e escute o povo”. Boric citou o revés sofrido no plebiscito sobre o texto da nova Constituição do país e afirmou que o resultado foi uma lição. “Estou convencido que no curto prazo, teremos uma Constituição que nos satisfaça, construída por todos os setores da sociedade”.

O líder chileno encerrou seu discurso ressaltando a importância da democracia, convidando os outros países a fortalecer a democracia no mundo. “Precisamos de uma América Latina unida, precisamos das Nações Unidas fortalecidas.”

Publicidade

11h39
20/09/2022

Boric resgata discurso de Salvador Allende na ONU: ‘Hoje somos um dos países mais desiguais do mundo’

Sobre a situação interna, Boric discursou sobre as manifestações que tomaram o Chile há três anos por melhores condições sociais. “Essa é uma história conhecida de muitos de vocês”. Boric lembrou do discurso do ex-presidente chileno Salvador Allende na Assembleia-Geral e disse que o Chile leva muito tempo buscando melhorias. “O modelo de desenvolvimento que adotamos no Chile manteve uma alta concentração de riqueza e hoje somos um dos países mais desiguais do mundo.”

11h35
20/09/2022

Presidente do Chile inicia discurso destacando belezas naturais do país

Presidente chileno Gabriel Boric discursa na ONU  Foto: Timothy Clary/AFP

O presidente do Chile, Gabriel Boric, iniciou seu discurso falando das belezas naturais do Chile, “um país de diferentes recursos”.

“Chile precisa do mundo e o mundo também precisa do Chile. Mas, como viram, e ficou claro nos discursos anteriores, vivemos em um mundo que enfrenta dificuldades”

Boric afirmou que nenhuma nação sai ilesa dos males que afetam o mundo e citou a guerra na Ucrânia, o aumento dos combustíveis como consequência e a falta de fertilizantes. Ele também citou a guerra comercial entre EUA e China e a pandemia de covid-19 como responsáveis pela crise econômica.

11h31
20/09/2022

Confira a íntegra do discurso de Bolsonaro na ONU

Sem citar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro iniciou sua fala de cerca de 20 minutos destacando críticas aos governos do PT, exaltou o agronegócio e tratou o País como referência de sustentabilidade e defesa do meio ambiente. Confira aqui a íntegra da fala do presidente.

Publicidade

11h21
20/09/2022

Presidente encerra discurso e cita 7 de setembro

Ao encerrar seu discurso, Bolsonaro citou as manifestações de 7 de Setembro e disse ter sido um ato patriótico, de apoio aos costumes brasileiros. “O povo saiu às ruas com as cores de seu país”.

11h10
20/09/2022

Presidente cita Michelle Bolsonaro e exalta combate à violência contra as mulheres

Falando sobre a violência contra as mulheres, Bolsonaro citou, novamente, medidas de seu governo e disse que esse é um dos principais pontos de sua presidência. “Combatemos as violências contra as mulheres com todo o rigor…os resultados aparecem em nosso governo”. Bolsonaro citou a primeira-dama Michelle Bolsonaro e seu papel em programas sociais.

11h09
20/09/2022

‘Brasil abre suas portas para acolher padres e freiras católicos da Nicarágua’, diz Bolsonaro

“Tenho sido um defensor incondicional da liberdade de expressão. Além disso, no meu governo, o Brasil tem trabalhado para trazer o direito à liberdade de religião para o centro da agenda internacional de direitos humanos. É essencial garantir que todos tenham o direito de professar e praticar livremente sua orientação religiosa, sem discriminação. Quero aqui anunciar que o Brasil abre suas portas para acolher os padres e freiras católicos que tem sofrido cruel perseguição do regime ditatorial da Nicarágua. O Brasil repudia a perseguição religiosa em qualquer lugar do mundo.”

Publicidade

11h07
20/09/2022

Bolsonaro sobre a guerra na Ucrânia: ‘Defendemos um cessar-fogo imediato’

“O Brasil tem-se pautado pelos princípios do Direito Internacional e da Carta da ONU. Princípios que estão consagrados também em nossa Constituição. Defendemos um cessar-fogo imediato, a proteção de civis e não-combatentes, a preservação de infraestrutura crítica para assistência à população e a manutenção de todos os canais de diálogo entre as partes em conflito. Esses são os primeiros passos para alcançarmos uma solução que seja duradoura e sustentável.”

No contexto do conflito na Ucrânia, Bolsonaro criticou o isolamento da Rússia sem citar o país. “Somos contra o isolamento diplomático e econômico…não acreditamos que o caminho seja a adoção de sanções unilaterais.”