PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Beto Simonetti é eleito presidente da OAB

Criminalista recebeu votos de 77 dos 81 conselheiros que compõem o plenário da OAB Nacional; aos 43 anos, Beto Simonetti assume a presidência da entidade nesta terça-feira, 1º

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O presidente da OAB, Beto Simonetti. Foto: Eugênio Novaes/CFOABonterri

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil elegeu nesta segunda-feira, 31, o advogado João Alberto Simonetti, mais conhecido como Bato Simonetti, o presidente da entidade para o triênio 2022-2024. Dos 81 conselheiros que compõem o plenário da OAB Nacional, 77 votaram a favor de Beto, que encabeçava a única chapa inscrita para disputar as eleições internas. Houve dois votos em brancos e um nulo. Um dos conselheiros estava com covid-19 e não foi substituído a tempo da votação.

PUBLICIDADE

Aos 43 anos, Beto Simonetti assume a presidência da entidade nesta terça-feira, 1º. Natural de Manaus, o advogado vai substituir Felipe Santa Cruz, que chega ao fim de um mandato combativo contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), sobretudo pela gestão da pandemia. Na atual gestão, Simonetti ocupava o cargo de secretário-geral da OAB.

Ao contrário do antecessor, de quem recebeu apoio, Simonetti tem perfil mais corporativista e vem sinalizando aos pares que pretende manter a OAB distante da polarização do debate político, independente do resultado das eleições de outubro, como mostrou o Estadão.

Simonetti é advogado criminalista e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi eleito cinco vezes conselheiro federal da OAB pelo Estado e, ao longo dos mandatos, passou pelos cargos de diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e o atual, de secretário-geral do Conselho Federal. Uma de suas principais atuações foi pela aprovação do projeto que deu origem à Lei de Abuso de Autoridade.

Em sua campanha, Simonetti se comprometeu a investir na interiorização dos sistemas da OAB, para apoiar advogados que atuam fora dos grandes centros urbanos. Outra bandeira é a melhora das condições de trabalho por meio da ampliação dos programas de capacitação e assistenciais. A avaliação é de que a crise da covid-19 evidenciou a vulnerabilidade em que se encontra boa parte da classe. Também é esperado um movimento de aproximação da entidade com a advocacia.

Publicidade

Advogado desde 2001, o futuro presidente da OAB tem ascendência no Direito: o escritório da família é o segundo mais antigo nos registros da OAB Amazonas. Seu pai, Alberto Simonetti Cabral Filho, falecido em 2006, foi quatro vezes presidente da seccional da Ordem no Estado. Seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal, presidiu a seccional amazonense e assume agora a presidência da caixa de assistência do Amazonas. Como homenagem, Beto batizou sua chapa como 'OAB de Portas Abertas', mesma alcunha usada pelo patriarca nas eleições locais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.