PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

CNJ descobre Pixs de magistrados a bolsonaristas às vésperas do 8 de janeiro

Conselho Nacional de Justiça vê transferências como ‘doações preparatórias’ e investiga incentivo e financiamento a golpistas que invadiram prédios do STF, do Congresso e do Planalto

Foto do author Rayssa Motta
Foto do author Fausto Macedo
Por Rayssa Motta e Fausto Macedo
CNJ está no encalço de magistrados e servidores do Judiciário que podem ter incentivado atos golpistas de 8 de janeiro. Foto: Wilton Junior

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de administração do Judiciário, identificou transferências, via Pixs, feitas por magistrados a bolsonaristas às vésperas dos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

PUBLICIDADE

As transações motivaram a abertura de uma investigação interna para descobrir se juízes, desembargadores e outros servidores do Judiciário participaram, incentivaram ou financiaram a ação dos vândalos em Brasília.

O Estadão apurou que as movimentações estão sendo encaradas como ‘doações preparatórias’ para os protestos violentos e que o CNJ elegeu como estratégia seguir o caminho do dinheiro.

O CNJ também está cruzando manifestações de juízes nas redes sociais no período anterior à marcha dos radicais sobre a praça dos Três Poderes.

Em outra frente, o conselho oficiou o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais de Justiça, tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho - inclusive suas respectivas corregedorias -, para que informem se há procedimentos disciplinares ou investigações preliminares, em curso ou arquivados, sobre servidores como investigados nos atos de 8 de janeiro.

Publicidade

O procedimento foi aberto por iniciativa do ministro Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça.

Um dos investigados é o advogado Sebastião Coelho da Silva, que é desembargador aposentado e defende Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Ele afirma que a investigação é uma tentativa de ‘intimidação’.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.