Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Moro estende perícia a sistema de propina da Odebrecht revelado pela Suíça

Juiz da Lava Jato acolheu pedido do Ministério Público Federal, contestado pela defesa de Lula

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso e Ricardo Brandt
Atualização:

Sérgio Moro. Foto: EFE/Antonio Lacerda

O juiz federal Sérgio Moro acolheu nesta segunda-feira, 11, a pedido da força-tarefa da Operação Lava Jato e estendeu uma perícia em curso a um material enviado pela Suíça relativo ao sistema de propina da Odebrecht. Os arquivos foram extraídos da contabilidade informal do grupo e serão analisados na ação penal em que o ex-presidente Lula é réu por corrupção e lavagem de dinheiro.

PUBLICIDADE

Documento

DEFIRO

"Defiro o requerido pelo Ministério Público Federal para que a perícia também abarque o material recebido da Suíça", decidiu o magistrado.

A defesa do petista contestou a extensão da perícia. O advogado Cristiano Zanin Martins alegou que 'o material seria prova nova' e que 'não haveria autorização expressa das autoridades suíças para utilização do material para instrução' neste processo.

Ao autorizar a extensão, Moro afirmou que já há uma 'perícia em curso sobre os documentos extraídos do sistema eletrônico de contabilidade informal do Grupo Odebrecht'.

Publicidade

"Não vislumbro óbice em estender a perícia para também abranger o novo material recebido", anotou.

O juiz da Lava Jato afirmou que a oposição da defesa de Lula à extensão da perícia 'carece de sentido'. O magistrado registrou que a perícia foi ordenada, inicialmente, por pedido dos advogados do petista para 'verificar a autenticidade dos documentos'.

"O confronto entre o novo material recebido e o anterior ainda poderá ser relevante para atestar ou não a autenticidade dos documentos digitais pertinentes", registrou Moro.

Segundo o magistrado, o pedido de cooperação internacional do Ministério Público Federal f'az referência a processos específicos e aos conexos no âmbito da Operação Lava Jato, ou seja, também este é abrangido'.

"No documento de encaminhamento das autoridades suíças, há restrição expressa apenas à utilização da prova para instruir processos por crimes de evasão de divisas, artigo. 22 da Lei nº 7.492/1986, já que violaria a exigência de dupla incriminação. Não há qualquer imputação do referido crime no presente feito. Ao contrário, a imputação é por crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro, também tipificados no ordenamento jurídico suíço", afirmou o juiz.

Publicidade

"Não há qualquer invalidade na utilização da prova para este feito ou em outros relativos à Operação Lava Jato, observadas as restrições decorrentes da exigência de dupla incriminação, sendo ainda de se apontar que eventual reclamação quanto à violação dos limites da cooperação cabe às autoridades suíças e não ao ora acusado (Lula), já que tratados estabelecem compromissos entre pessoas jurídicas de direito internacional."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.