Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF e Incra miram invasor que plantou soja em área da reforma agrária no Sul e ameaçou assentados

Operação integrada no assentamento ‘Conquista da Luta’ confiscou arma de fogo, munições, galões de herbicida, quatro tratores e três colheitadeiras na posse de suspeito no munic[pio de Piratini

PUBLICIDADE

Foto do author Rubens Anater
Por Rubens Anater

Uma força tarefa da Polícia Federal e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) cumpriu ordens de busca e apreensão e medidas cautelares contra um suspeito de invasão e esbulho de vários lotes dentro do assentamento Rubira – Conquista da Luta, situado na cidade de Piratini, no Rio Grande do Sul.

A operação apreendeu uma arma de fogo, munições, galões de herbicida e equipamentos agrícolas diversos, incluindo quatro tratores e três colheitadeiras. Segundo a PF, o material é considerado instrumento dos crimes praticados no interior do assentamento, que é administrado pelo Incra.

Investigado é acusado de crimes de invasão, esbulho possessório e dano ao patrimônio público  Foto: Divulgação/Polícia Federal

PUBLICIDADE

alvo da operação é acusado de ocupar e explorar lotes destinados à reforma agrária sem autorização do Incra, cometendo os crimes de invasão de terras públicas, esbulho possessório e dano ao patrimônio público, entre outros ilícitos.

De acordo com a PF, o suspeito assumiu o compromisso de sair do local e acatou a proibição de acesso e/ou frequência aos lotes que ocupava. Além disso, foi proibido de manter contato com ocupantes do assentamento.

Casas construídas com recursos federais deram lugar a plantações de soja

Não é a primeira vez que o investigado é alvo de operações da PF. Segundo investigação, o invasor teria adquirido ilegalmente dez lotes na região e concentrado terras de maneira irregular. Casas construídas com recursos federais que ficavam nas áreas foram destruídas para dar lugar a plantações de soja.

Publicidade

Em setembro de 2023 a PF e o Incra cumpriram mandado de  reintegração, expedido pela Justiça Federal de Pelotas (RS) contra o investigado. No entanto, ele descumpriu as ordens e estaria ameaçando outros assentados que receberam as terras reintegradas por meio de edital do Incra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.