Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Toffoli barra candidato a procurador com Déficit de Atenção

Ministro do Supremo negou seguimento a mandado de segurança, cujo autor alegou que pretendia concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência por ser portador de TDAH

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo e Julia Affonso
Atualização:

Dias Toffoli. Foto: Carlos Humberto/SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento ao Mandado de Segurança 34414, impetrado por um candidato em concurso para o cargo de procurador da República que pretendia concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência por ser portador de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O ministro afastou a alegação de 'direito líquido e certo' por não haver previsão legal expressa de enquadramento do TDAH como deficiência para essa finalidade, informou o site do Supremo.

PUBLICIDADE

O candidato pretendia, no mandado de segurança, garantir sua inscrição no 29.º Concurso do Ministério Público Federal (MPF) 'na condição de pessoa com deficiência e, ainda, assegurar prazo maior para a realização das provas'.

O pedido foi indeferido pelo MPF, que, contudo, concedeu tempo adicional de 60 minutos para as provas objetivas. Ao buscar o Supremo, o candidato anexou laudos médicos que confirmam o diagnóstico e sustentou que as pessoas portadoras de TDAH devem ser enquadradas nos artigos 3.º e 4.º (inciso IV, alíneas 'f' e 'h') do Decreto Federal 3.298/1999, também no Decreto Federal 6.949/2009 e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

O candidato argumentou ainda a existência de projeto de lei no Senado para conceder educação especializada para os portadores do transtorno.

Decisão - Toffoli observou que o direito líquido e certo, requisito para a concessão do mandado de segurança, deve estar expresso em norma legal, 'o que claramente não é o caso'.

Publicidade

"O TDAH não tem o condão de caracterizar seu portador como pessoa com deficiência para fins de concurso público, porquanto ausente legislação específica nesse sentido", afirmou o ministro.

Segundo o relator, a reivindicação do candidato consiste em que a Corte suprima a omissão legislativa quanto à matéria, concedendo-lhe direito que não existe no ordenamento jurídico. "O mandado de segurança não pode se confundir com sucedâneo de mandado de injunção", esclareceu.

A pretensão do candidato, segundo Toffoli, não consiste em direito subjetivo do candidato, mas de expectativa de direito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.