EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Aécio ganha mais força no PSDB e vai presidir o Instituto Teotônio Vilela

Deputado já tinha conseguido o acordo para eleger Marconi Perillo presidente do partido, no semana passada

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy
Por Roseann Kennedy

Apesar da pressão de tucanos de São Paulo, que ameaçaram até debandada do partido, o PSDB confirmou nesta quarta, 6, que o deputado federal Aécio Neves vai presidir o Instituto Teotônio Vilela (ITV). O órgão é o braço de formação política da sigla e recebe mais de 20% do fundo partidário.

PUBLICIDADE

Como revelou a Coluna do Estadão, parlamentares tentavam apoio para entregar o comando ao ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia, que era do grupo ligado ao também ex-governador paulista João Doria (sem partido).

“Assumo mais essa responsabilidade com a certeza de que o PSDB está iniciando uma nova fase na busca pelo fortalecimento do centro democrático da política brasileira”, disse após ser eleito pelo Conselho Deliberativo do ITV.

A decisão dá mais força ao deputado mineiro que já tinha conseguido o acordo para eleger Marconi Perillo presidente do partido, no semana passada.

Depois de perder expressão no cenário político nacional e no PSDB, o ex-presidenciável se reergueu dentro do seu partido. Recebeu um desgravo da sigla em agosto, após o Tribunal Regional Federal da 3ª Região absolvê-lo da acusação de recebimento de propina de R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, da J&F - justamente o episódio que levou o tucano, candidato à Presidência da República em 2014, ao ocaso político.

Publicidade

Agora, quer retomar o protagonismo na oposição ao governo Lula.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.