PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Governo cobra Meta, Tiktok e Kwai sobre moderação de conteúdo para menores

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) vai enviar pedido de informações sobre mecanismos de controle parental utilizados pelas redes sociais

Foto do author Augusto Tenório
Por Augusto Tenório
Atualização:

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) cobra informações à Meta (dona do Facebook e Instagram), Tiktok, X (antigo Twitter) e Kwai sobre como elas têm atuado na moderação de conteúdos consumidos pelas crianças e adolescentes na internet. O grupo vai enviar pedidos de esclarecimentos sobre mecanismos de controle parental utilizados pelas redes sociais, de denúncia de violações e como essas medidas de proteção têm funcionado.

O Conanda também pediu informações sobre as “estratégias, ações e divulgações desses mecanismos tanto para os usuários quanto para as famílias, comunidade escolar e ao público em geral”.

 Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

Os ofícios com pedidos de informação são assinados pela presidente do Conanda, Marina de Pol Poniwas. Dados do Disque 100 demonstram que a internet está entre os ambientes com mais denúncias de violações contra crianças e adolescentes. Das 430 mil casos registrados pelo canal em 2023, 228 mil (53%) envolvem violência contra menores.

Além disso, pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), realizada em 2021, aponta que 80% das crianças de 9 a 17 anos utilizam internet mais de uma vez por dia. Dessas, 40% já sofreram algum tipo de ofensa no ambiente virtual e 14% delas já viram imagens ou vídeos de conteúdo sexual na internet nos últimos doze meses.

A Coluna do Estadão fez contato com as equipes da Meta e Kwai e aguarda resposta. Não foi possível entrar em contato com o X, Antigo Twitter.

Publicidade