EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Prefeito de Campinas inicia operação para levar pessoas em situação de rua às cidades de origem

Dário Saadi disse à Coluna que retorno será voluntário; ele reclama que prefeituras da região estariam enviando moradores de rua para Campinas sem justificativa

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy
Por Roseann Kennedy
Atualização:

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), vai iniciar uma operação no município para que as pessoas em situação de rua voltem às cidades de origem. Ele disse à Coluna do Estadão que o objetivo é ajudar esses cidadãos a encontrarem suas famílias e responsabilizar os parentes e as prefeituras locais pela assistência.

Dário afirma que a Operação Retorno não é uma devolução ou expulsão desses moradores. “O retorno é voluntário. A prefeitura vai dar todo apoio para a retomada de vínculos. No caso em que a família tem condições de cuidar do parente, mas se recusa, iremos enviar um relatório ao Ministério Público que vai dar o direcionamento que achar necessário”, explicou.

Prefeito de Campinas, Dário Saad (Republicanos) Foto: Prefeito de Campinas, Dário Saad (Republicanos)

PUBLICIDADE

A Guarda Municipal de Campinas identificou, até o momento, 932 pessoas em situação de rua na cidade. Há gente de Bauru, Bragança Paulista, Hortolândia, Jacareí, Jaguariúna, Limeira, Poços de Caldas, Serra Negra e Valinhos. O prefeito reclama que algumas prefeituras vizinhas e de outras regiões estariam estimulando essas pessoas a migrarem para a cidade, inclusive com cartas orientando como chegar o ao destino sugerido.

“Queremos responsabilizar prefeituras que remetam, de modo injustificado, pessoa em situação de rua de outras cidades para Campinas. Vamos intensificar os esforços para restabelecer os laços entre essas pessoas e seus familiares”, ressaltou.

Carta encontrada com pessoas em situação de rua, em Campinas, indicando onde deveriam buscar ajuda Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

A Operação Retorno começa nesta terça-feira, 7, e será conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. A Prefeitura de Campinas informa que fornece abrigo transitório e vai elaborar a documentação para o embarque do usuário e oferecer ajuda financeira.

Publicidade

População de rua no Brasil cresce dez vezes em uma década; veja os motivos

A população em situação de rua no Brasil cresceu dez vezes em uma década, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número subiu de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto de 2023, segundo dados apurados no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

A principal causa de evasão do lar, apontada por 47,3% das pessoas em situação de rua, envolve problemas com familiares ou companheiros. Desemprego, citado por 40,5%, alcoolismo ou drogas (30,4%) e perda de moradia (26,1%) são os outros motivos principais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.