PUBLICIDADE

Cúpula do MBL migra para Patriota e Arthur do Val vai disputar Prefeitura de São Paulo

Kim Kataguiri permanece no Democratas, partido pelo qual se elegeu deputado federal em 2018

PUBLICIDADE

Foto do author Pedro  Venceslau
Por Pedro Venceslau e Ricardo Galhardo
Atualização:

Um dos principais líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), o deputado estadual Arthur do Val, mais conhecido como Mamãe Falei, filiou-se ao Patriota e será candidato à Prefeitura de São Paulo pela sigla. Além dele, o vereador Fernando Holiday também vai para o partido, mas só quando abrir a janela partidária, em abril. Ambos foram eleitos pelo DEM. 

O deputado estadual e coordenador do MBL Arthur do Val na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Foto: Alex Silva / Estadão

PUBLICIDADE

Coordenador nacional do MBL, Renato Battista também entrou na legenda e assumiu o comando do diretório paulistano do Patriota. Um dos grupos que liderou o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o MBL passou a ser em 2020 a grande aposta do partido que por pouco não abrigou Jair Bolsonaro.

Ao Estado, o presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, disse que Arthur do Val pode ser a aposta da direita na capital. “A direita precisa se unir, nossa briga é com a extrema esquerda”, afirmou. Há, porém, um ponto de divergência entre o MBL e a cúpula nacional do Patriota, que elegeu 9 deputados em 2018.

“Nossos deputados defendem o Bolsonaro. O remédio é o Bolsonaro”, disse Barroso. Já Battista, do MBL, foi em outra direção. “Não vamos defender ou atacar Bolsonaro. Vamos defender a cidade de São Paulo, que precisa de um prefeito inovador para se tornar a cidade que sempre mereceu ser”.

O ponto decisivo na escolha do MBL pelo Patriota foi o fato do partido ter uma bancada que permitirá a Arthur do Val participar dos debates televisivos. 

Também líder do MBL, o deputado federal Kim Kataguiri optou por permanecer no DEM.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.