Eduardo Bolsonaro critica obrigatoriedade de vacinas no Brasil: ‘respeito à liberdade’

Ex-deputado federal que se autoexilou nos EUA afirma que assinou documento para não vacinar a filha

PUBLICIDADE

Foto do autor Guilherme Matos
Por Guilherme Matos
Confira o resumo que a LE.IA, a IA do Estadão, fez pra você

Gerando resumo

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou nesta sexta-feira, 7, um vídeo em que critica a obrigatoriedade da vacinação para crianças brasileiras. A lei está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

PUBLICIDADE

“No Brasil, papai Lula obriga que todas as crianças se vacinem com tudo quanto é tipo de coisa. E se der alguma coisa errado, certamente ele não será o responsabilizado”, afirmou o ex-parlamentar em vídeo publicado no X.

Ele disse ter assinado uma declaração no Texas (estado em que se exilou com a família) para isentar a filha da obrigatoriedade de vacinação e matriculá-la em uma escola. Ele afirmou que o modelo texano deveria ser adotado no Brasil.

Publicidade

Postagem de Eduardo Bolsonaro em seu Facebook: "Não estava agenda", "a foto é IA"... Jovem, aprenda: a cada gol, o grito dos que desejam seu fracasso. Apenas siga adiante. O melhor ainda está por vir!  Foto: Eduardo Bolsonaro via Facebook

“Imprimi esse papel em casa aqui, do governo do Texas, assinei, trouxe em uma espécie de cartório, só que sem fila. Paguei 10 dólares e tá feita a declaração juramentada, onde eu fico responsável pela minha filha não tomar vacinas”, disse o irmão do candidato à Presidência e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Eduardo Bolsonaro afirmou ainda que uma grande fabricante de vacinas, durante a pandemia, isentava-se de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais na própria bula do produto. Para ele, esse episódio reforça a necessidade de o Brasil copiar a política americana, que classificou como uma política de liberdade. Segundo o ex-parlamentar, os pais é que sabem o que é melhor para os filhos, e não deveria existir responsabilização compartilhada com o Estado.

“Até porque se ocorrer algum efeito colateral, ninguém do governo vai ser responsabilizar. Ou talvez muito pelo contrário, né? Vão até abafar uma investigação, que só aumenta a suspeita”, afirmou Eduardo.

Assine o Estadão

Publicidade

Vale ler também
Coluna do Estadão
Aliados de Moraes preparam nova ofensiva contra Nunes Marques para evitar voto em caso sobre Vorcaro
Fernando Schüler
André Mendonça contra-ataca e acusa Alexandre de Moraes de abuso de autoridade
Vera Rosa
Lula lança novas bondades e tenta acalmar mercado após reclamar de ‘babaquice’ do superávit
Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.