PUBLICIDADE

Exército escolhe novo blindado e vai assinar contrato de 900 milhões de euros

Força Terrestre vai comprar 98 viaturas do Centauro II, de origem italiana, após realizar uma concorrência global

Foto do author Roberto Godoy
Foto do author Eduardo Rodrigues
Foto do author Felipe Frazão
Por Roberto Godoy , Eduardo Rodrigues e Felipe Frazão
Atualização:

BRASÍLIA - Na reta final do governo Jair Bolsonaro, o Exército Brasileiro concluiu a escolha de sua nova viatura blindada de combate, o Centauro II. O Exército se prepara agora para assinar no dia 5 de dezembro o contrato de cerca de 900 milhões de euros (R$ 5 bilhões) para aquisição de 98 veículos, após realizar uma concorrência global.

Os novos blindados Centauro II são fabricados pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melara (CIO), formado pelas empresas Iveco Veículos de Defesa e Leonardo. Esse modelo é considerado uma viatura “caça-tanques” no melhor padrão internacional da atualidade, de tração 8x8 com canhão 120 mm, de longo alcance, capaz de disparar munições especiais, como projéteis supersônicos. Era o de maior poder de fogo na disputa.

Centauro II, fabricado na Itália, é o novo blindado de cavalaria do Exército Brasileiro Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O novo blindado de cavalaria, com 30 toneladas, é operado por três tripulantes. Ele vai substituir os antigos blindados de reconhecimento Cascavel com canhão de 90 mm e equipar unidades do Exército de infantaria de ação rápida e de cavalaria mecanizada.

O blindado Centauro II de origem italiana superou as propostas finais de dois concorrentes, originados de veículos de transporte de tropas. Ambos tinham canhões de 105 mm. O segundo colocado foi o LAV-700 AG, produzido no Canadá pela norte-americana General Dynamics Land Systems (GDLS). O terceiro, o ST1-BR da chinesa Norinco.

A lista de classificação foi divulgada na sexta-feira, dia 25, pela da Diretoria de Material do Comando Logístico do Exército. Conforme o órgão, o consórcio italiano será convocado para assinar o contrato inicial de entrega das amostras, em cerimônia no Quartel-General do Exército, em Brasília.

Atualmente, o Brasil também possui com a Iveco o desenvolvimento dos blindados Guarani, principalmente para transporte de pessoal, que são viaturas de tração 6x6 e com armamentos de menor alcance e poder de fogo, de 30 mm. Eles são fabricados no Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.