PUBLICIDADE

Gilmar Mendes diz que não deve decidir ações sobre Lula hoje

Até o momento, o Supremo já recebeu dez processos que pedem a suspensão da posse do ex-presidente como ministro-chefe da Casa Civil, seis dos quais estão sob a relatoria do ministro, considerado o mais crítico ao governo na Corte

PUBLICIDADE

Por Isadora Peron
Atualização:

BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não deve tomar nenhuma decisão nesta quinta-feira, 17, sobre as ações que pedem a suspensão da posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe da Casa Civil.

Até o momento, o Supremo já recebeu dez processos, seis dos quais estão sob a relatoria do ministro, considerado o mais crítico ao governo na Corte. "Nem dormi direito. Vou olhar, mas acho que não vou decidir nada hoje", disse.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes Foto: Fabio Motta|Estadão

PUBLICIDADE

Ele acumula três mandados de segurança, um ajuizado pelo PSDB, pelo PPS e outro por um advogado do Distrito Federal. Estão nas mãos dele também outras três petições de populares que pedem a anulação do decreto da presidente Dilma Rousseff nomeando Lula como ministro.

Nesta quinta, Gilmar Mendes ainda deve receber integrantes da oposição para conversar sobre o assunto. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, também esteve no Supremo para falar com outros ministros. Mais cedo, ele informou que o governo vai recorrer de ações em andamento e mandados de segurança.

Lula tomou posse nesta quinta-feira, 17. A nomeação do ex-presidente foi suspensa em caráter liminar pelo juiz Itagiba Catta Pretta Neto, da Justiça Federal do Distrito Federal. Ele considerou que há indícios de que o ato de Dilma tenha como objetivo de intervir no Poder Judiciário. A Advocacia-Geral da União já recorreu da decisão.