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Helio de La Peña: ‘Que passem a falar não só às torcidas organizadas, mas à população’; assista

Humorista cobrou de candidatos debate de propostas ao participar do vodcast ‘Eleição na Mesa’, com análises de Felipe Moura Brasil, Eduardo Kattah e Beatriz Bulla sobre a agenda eleitoral neste começo de agosto

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Por Redação
Atualização:

A terceira edição do vodcast “Eleição na Mesa”, do Estadão e da Rádio Eldorado, teve o humorista Helio de La Peña como convidado para avaliar o cenário da campanha eleitoral neste início de agosto. De olho no debate político e nos limites do humor frente à polarização, Helio lamentou que as redes sociais não deem mais espaço ao contraditório e a mudanças de pontos de vista. Para ele, a campanha de 2022 vem acentuando extremismos como em disputas presidenciais anteriores no Brasil.

“Eu espero que os candidatos passem a falar não apenas pras suas torcidas organizadas, mas à população como um todo”, disse o humorista, um dos roteiristas de programas como TV Pirata e Casseta e Planeta na TV Globo.

Eleição na Mesa #3, com Helio de La Peña, Beatriz Bullla, Eduardo Kattah e Felipe Moura Brasil. Foto: Estadão/Facebook

Com apresentação de Beatriz Bulla e análises de Eduardo Kattah e Felipe Moura Brasil, o programa desta segunda-feira também destacou as “cartas pela democracia” anunciadas pela Faculdade de Direito da USP e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Desgastes

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Moura Brasil frisou que os primeiros eventos de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) vêm sendo voltados ao eleitorado feminino e evangélico. Já a chapa Lula-Alckmin (PT-PSB) vem tentando se aproximar do agronegócio, tradicional reduto da direita.

“A gente vê Bolsonaro tentando reduzir o desgaste com o eleitorado feminino e evangélico, apelando até a um maniqueísmo, à ‘luta do bem contra o mal’. E Lula tentando reduzir o desgaste com o agronegócio, usando pra isso Geraldo Alckmin”, disse o colunista do Estadão. Ele também ressaltou que o marqueteiro de campanha de Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado nas pesquisas para presidente, é o publicitário João Santana, responsável por campanhas que elegeram os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT). No quarto lugar nos levantamentos mais recentes, Simone Tebet (MDB) acaba de anunciar como vice em sua chapa a senadora Mara Gabrilli (PSDB), ainda pouco conhecida no cenário nacional.

As convenções partidárias encerradas na última sexta-feira, 5 de agosto, definiram 11 candidatos à Presidência em 2022, mas os partidos, federações e coligações ainda têm até o dia 15 deste mês para requerer registros de candidatos à Justiça Eleitoral. O horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão abertas começa a ser transmitido em 26 de agosto, como destacou o editor-coordenador do Núcleo de Política do Estadão, Eduardo Kattah.

A corrida eleitoral para governador em São Paulo e no Rio de Janeiro, os debates do final de semana e os limites do humor durante a campanha também entraram na pauta da edição desta segunda.

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O programa teve a repórter de Política Beatriz Bulla na apresentação. Na próxima semana, a repórter Adriana Ferraz deve assumir a bancada do Eleição na Mesa, com o retorno da colunista Eliane Cantanhêde ao debate. O vodcast é transmitido em vídeo ao vivo às 11h das segundas-feiras nas redes sociais do Estadão e Eldorado. Em áudio, o programa fica disponível logo após a transmissão nos principais tocadores de podcast.

Assista ao Eleição na Mesa #3 na íntegra:

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