PUBLICIDADE

PT lança ofensiva jurídica contra ministro Jungmann

Partido responsabiliza titular da Segurança Pública por PF não ter cumprido ordem de soltura de Lula

PUBLICIDADE

Foto do author Vera Rosa
Por Vera Rosa e Renan Truffi
Atualização:

BRASÍLIA - O PT pretende iniciar uma ofensiva jurídica contra o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, por supostamente ter interferido junto à Polícia Federal para evitar o cumprimento do habeas corpus concedido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, pelo desembargador plantonista do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) Rogério Favreto – decisão posteriormente revogada pelo presidente da Corte, Carlos Eduardo Thompson Flores.

+++ Presidente do Tribunal da Lava Jato mantém Lula preso

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em Brasília Foto: Dida Sampaio/Estadão

PUBLICIDADE

O partido vai usar o episódio como símbolo do que os petistas classificam de “perseguição do Judiciário e do juiz federal Sérgio Moro” contra o petista. A área jurídica, no entanto, ainda estuda qual o melhor caminho para acionar Jungmann.

+++ Quem é o desembargador plantonista que mandou soltar Lula

A Coluna do Estadão revelou nesta segunda-feira, 9, que o ministro, ao qual a PF é subordinada, disse à deputada Maria do Rosário (PT-RS) que o presidente do TRF-4 pediu à corporação que aguardasse o despacho final do próprio Thompson Flores. Por esse motivo os agentes da PF que estavam de plantão não soltaram Lula quando Favreto deu a decisão, pela manhã.

+++  Presidente do STJ nega habeas a Lula e afirma incompetência de plantonista

Na avaliação do partido o ministro foi um dos principais “agentes” dessa “manobra”. “Se o Jungmann participou diretamente desse esquema, será responsabilizado”, afirmou o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), um dos autores do habeas corpus que provocou o imbróglio jurídico.

Publicidade

+++ ELIANE CANTANHÊDE - Todos contra um: Favreto

Jungmann negou que isso tenha acontecido. Questionado na segunda-feira, 9, se poderia haver algum tipo de responsabilização da Polícia federal por causa da demora em soltar o ex-presidente, o ministro disse que a PF “cumpriu estritamente a lei, num momento muito difícil, complicado, de conflito de competências, no Poder Judiciário.” Procurado nesta terça-feira, 10, Jungmann não se manifestou.

+++ CNJ vai apurar condutas de Favreto, Gebran e Moro

Deputados e senadores petistas se alternaram ontem falando sobre o assunto nas tribunas do Congresso e cogitam se mobilizar para convocar ou convidar Jungmann para dar explicações na Câmara ou Senado. O partido também organiza atos de rua – o primeiro deles está marcado para o dia 18, em Curitiba.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.