PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Relembre alianças eleitorais controversas envolvendo o ex-presidente Lula

estadão.com.br

Por Bruno Lupion
Atualização:

SÃO PAULO - A aliança entre o PP de Paulo Maluf e o PT de Fernando Haddad na corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo, anunciada nesta segunda-feira, 18, com a bênção do ex-presidente Lula, não é propriamente uma novidade na democracia brasileira.

PUBLICIDADE

No seu mandato de presidente da República, entre 2002 e 2010, Lula demonstrou desenvoltura para se aliar a antigos inimigos políticos, como os ex-presidentes Fernando Collor de Mello e José Sarney. Relembre alguns momentos:

Sarney e Lula

Durante seu mandato de presidente da República, de 1985 a 1990, José Sarney foi alvo constante do então deputado federal Lula. Em 22 de julho de 1986, durante comício em Caçapava (SP), Lula atacou: "Sarney não vai fazer reforma agrária coisa nenhuma, porque ele é grileiro no Estado do Maranhão e não vai querer entregar as terras que tomou dos posseiros", disse. Em 28 de junho de 1989, Lula voltou à carga: "Sarney no início foi endeusado. Hoje, não querem o Sarney nem para chaveirinho".

A relação entre ambos mudou a partir da eleição de Lula à presidência, que contou com o apoio expressivo do PMDB para governar. Durante a crise dos atos secretos do Senado e a revelação de nomeações sigilosas de parentes de Sarney para cargos públicos, Lula saiu em defesa do novo aliado: "Eu sempre fico preocupado quando começa no Brasil esse processo de denúncias, porque ele não tem fim e depois não acontece nada. Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum", afirmou em 17 de junho de 2009.

Publicidade

Collor e Lula

No segundo semestre de 1989, durante a disputa à presidência, Collor protagonizou uma dura campanha contra Lula e recorreu inclusive à exploração da vida pessoal do petista. Na reta final das eleições, a coligação de Collor veiculou depoimento da enfermeira Miriam Cordeiro, ex-namorada de Lula, acusando-o de ter pedido que ela abortasse uma gravidez e revelando ao público uma das filhas do ex-presidente, Lurian Cordeiro Lula da Silva. Na mesma campanha, Collor afirmou que o PT era um partido "assassino e violento".

Dezessete anos depois, em setembro de 2006, Collor, então candidato ao Senado Federal, gravou programa eleitoral declarando apoio à reeleição de Lula à presidência. "Lula conhece bem as raízes do nosso povo, as carências e tem agido rápido no sentido de resolver os problemas do Nordeste", disse Collor, para ao final declarar: "Vou votar na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque ele é um nordestino".

No mês seguinte, com sua campanha a pleno vapor, Lula retribuiu o afago. "Com a experiência que ele (Collor) tem de presidente da República, certamente poderá, se quiser, fazer um trabalho excepcional no Senado", disse durante coletiva de imprensa.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.