PUBLICIDADE

Tarcísio, Zema, Ratinho e Caiado: quem tem a maior aprovação que Lula em seus Estados?

Pesquisa Genial/Quaest aponta como estão as avaliações dos governadores de São Paulo, Minas, Paraná e Goiás comparadas à do presidente

Foto do author Ricardo Corrêa
Foto do author Pedro Augusto Figueiredo
Por Ricardo Corrêa e Pedro Augusto Figueiredo
Atualização:

Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil), os quatro governadores de direita que comandam as gestões de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, respectivamente, ostentam índices de aprovação superiores aos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seus Estados. A constatação é da pesquisa Genial/Quaest, realizada nessas unidades federativas entre os dias 4 e 7 de abril.

Os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ratinho Jr (PR), Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Os quatro governadores cujas administrações foram avaliadas são apontados como possíveis pré-candidatos à Presidência em 2026, em eventual disputa com o próprio Lula. Ronaldo Caiado, por exemplo, já colocou publicamente que pretende concorrer. Tarcísio de Freitas tem sinalizado a intenção de concorrer mais uma vez ao governo de São Paulo, já que é o único dos quatro ainda em primeiro mandato. Romeu Zema e Ratinho Júnior têm apontado ser cedo para falar do assunto.

De acordo com o levantamento da Genial/Quaest, a maior discrepância se dá em Goiás. Por lá, enquanto Ronaldo Caiado é aprovado por 86% dos eleitores, Lula registra aprovação de 49%. Enquanto isso, são 12% os que reprovam o governador, e 50% os que aprovam o presidente.

Veja mais detalhes do levantamento realizado em Goiás.

Há também diferença expressiva no Paraná, onde a gestão de Ratinho Júnior tem 79% de aprovação e 17% desaprovação, enquanto Lula é aprovado por 44% e desaprovado por 54%.

Veja mais detalhes do levantamento realizado no Paraná.

Em Minas Gerais, Romeu Zema é avaliado positivamente por 62%, enquanto Lula tem taxa de aprovação de 52%. Enquanto isso, 31% reprovam o trabalho do governador e 47% dizem o mesmo da gestão do presidente.

Publicidade

Veja mais detalhes do levantamento realizado em Minas Gerais.

Por fim, a aprovação de Tarcísio de Freitas alcança 62% em São Paulo, com 29% de desaprovação. Lula, por sua vez, é aprovado por 50% e reprovado por 48% no Estado.

Veja mais detalhes do levantamento realizado em São Paulo.

Foram ouvidos 1.656 eleitores em São Paulo (em 84 municípios), 1.506 em Minas Grais (em 84 cidades), 1.121 no Paraná (56 unidades) e 1.127 em Goiás (47 municípios). As margens de erro são, respectivamente, de 2,4; 2,5; 2,9 e 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.