PUBLICIDADE

Mais da metade dos municípios do ES está em estado de emergência; veja fotos

A Secretaria Nacional de Defesa Civil emitiu alertas de risco muito alto de inundação e deslizamento na região serrana e de alagamentos em Linhares e Colatina

Por Felipe Werneck/ Rio , Jheniffer Sodré e Bruno Ribeiro/ Vitória
Atualização:

Mais da metade dos municípios do Espírito Santo se encontra em estado de emergência, por causa das chuvas que atingem o Estado há sete dias. É a pior temporada de chuva desde 1979. A média histórica para dezembro não chegava aos 300 milímetros - e neste mês deve ultrapassar os 700, segundo o Instituto Meteorológico Incaper.

Uma mulher de 50 anos morreu soterrada na localidade de Laranjal, no município de Itaguaçu, bastante atingido pela enxurrada e por deslizamentos de terra. Foi a segunda morte na cidade e a sexta no Estado. As outras mortes ocorreram em Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu e Paraju. Em todo o Estado, pelo menos 45 pessoas ficaram feridas.Na segunda-feira voltou a chover forte na Grande Vitória. Cinco casas desabaram na capital. Houve quedas de barreira nas cidades de Serra e Viana. A Defesa Civil informou que o levantamento de pessoas afetadas pelas chuvas continua prejudicado pelo difícil acesso."Temos várias pessoas ilhadas e municípios que foram destruídos", disse o coronel Edimilton Ribeiro, comandante dos Bombeiros. Uma mulher com sintomas de enfarte foi resgatada em casa e atendida no caminhão do Exército. Em Serra, uma barragem ameaça ceder. O nível do Rio Doce subiu mais de seis metros, provocando inundação na estrada que dá acesso à cidade de Colatina.Ajuda. O governo decretou situação de emergência. No fim de semana, o governador Renato Casagrande (PSB) pediu ao governo federal o envio de bombeiros da Força Nacional de Segurança. Setenta e dois militares chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).Segundo informações oficiais, nunca havia chovido tanto em dezembro no Espírito Santo. A Secretaria Nacional de Defesa Civil emitiu alertas de risco muito alto de inundação e deslizamento na região serrana e de alagamentos em Linhares e Colatina. O Corpo de Bombeiros abriu uma conta para receber doações para as vítimas das chuvas no Espírito Santo (Banestes, agência 271, conta-corrente número 23.765.589).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.