PUBLICIDADE

Astronautas atracam nave russa na Estação Espacial Internacional

Soyuz, que a partir de 2011 será único meio de transporte para a ISS, leva três tripulantes

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O ônibus espacial russo Soyuz TMA-20 chegou com êxito à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta sexta-feira, 17. A partir de 2011, a aeronave será o único meio de transporte para o complexo orbital.

 

A tripulação da estação, que havia tirado quatro horas de descanso antes da chegada do ônibus espacial, pôde assistir à sua aproximação da janela da ISS.

 

PUBLICIDADE

Os novos tripulantes da estação, que estão a bordo da Soyuz são o russo Dmitri Kondratiev, a americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli, que ficarão na ISS até maio.

 

O acoplamento acontece depois de dois dias e meio de uma viagem tensa. O centro de controle de voos espaciais russo parou temporariamente de receber dados da Soyuz na quinta devido a uma ruptura do cabo de fibra ótica. O problema foi solucionado. Durante o período na estação, a nova tripulação deve fazer três saídas ao espaço e receberá quatro cargueiros russos. A atual tripulação da ISS conta com o americano Scott Kelly e os russos Alexandr Kaleri e Oleg Skrípochka.

 

Com Efe

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.