PUBLICIDADE

Chove em São Paulo nesta semana? E o calor? Veja a previsão do tempo

Segunda-feira será marcada por nebulosidade, sob influência da frente fria; na capital paulista, a máxima prevista é de 21ºC

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

Após dias consecutivos de extremo calor em São Paulo, a chegada de uma frente fria no fim de semana mudou o tempo e trouxe temperaturas mais amenas, além de chuvas mais generalizadas e intensas rajadas de vento. Não há previsão de precipitação significativa para a capital paulista, nesta segunda-feira, 20, feriado da Consciência Negra, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A situação deve mudar a partir de quinta-feira, 23, quando as chuvas ficarão mais intensas. Já o calor terá ainda menos impacto, com máxima de até 30ºC entre quarta-feira, 22, e quinta-feira.

Para esta segunda-feira, a previsão do tempo é de chuva amena em pontos isolados do Estado paulista. O dia será marcado pela presença de bastante nebulosidade, pois ainda estará sob influência da frente fria. Os termômetros variam entre 18ºC e 21ºC na cidade de São Paulo.

Chuva neste domingo na capital paulista aliviou o calor registrado nos dias anteriores Foto: Alex Silva/Estadão

“Além disso, há condições para pancadas de chuva isoladas na faixa leste, sem acumulados elevados. Mas como o solo ainda estará encharcado, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis”, afirma a Defesa Civil de São Paulo.

PUBLICIDADE

De acordo com balanço divulgado pelo governo do Estado no fim da noite de domingo, 19, ao menos 26 municípios paulistas foram atingidos por temporais e fortes ventos, sendo Itapeva um dos mais afetados. Houve registro de quedas de árvores, assim como falta de energia e de água. A Defesa Civil alertou para a possibilidade de rajadas de vento que chegariam a 100 km/h entre sexta-feira, 17, e domingo.

“As fortes rajadas de vento que atingiram a cidade de Itapeva destelharam parcialmente cerca de 80 residências, seis prédios públicos e ocasionaram a queda de inúmeras árvores que danificaram a rede elétrica. A concessionária de energia esteve no local para restabelecer o serviço nos bairros afetados”, disse a Defesa Civil de São Paulo.

Conforme o Corpo de Bombeiros, entre a madrugada e o início da noite de domingo foram registrados ao menos 55 chamados para queda de árvores na capital e região metropolitana. Mais cedo, no início da manhã, a Defesa Civil do Estado já havia informado que houve a queda de ao menos 120 árvores entre sábado, 18, e a manhã de domingo.

Na região sul de São Paulo, na Rua Dom Armando Lombardi, uma árvore grande caiu, derrubando a fiação elétrica e ocupando toda a via na noite de sábado, 18. Foto: Alex Silva/Estadão

Pela terceira vez neste mês, a Enel Distribuição informou que a rede foi impactada pelas fortes chuvas, mas com menos intensidade que no dia 3 de novembro, quando 2,1 milhões de endereços de 24 municípios da região metropolitana, incluindo a capital, ficaram sem luz, e no dia 15, quando houve novos apagões.

Publicidade

Em nota, a empresa disse na manhã desta segunda-feira que restabeleceu a energia para todos os clientes que tiveram o fornecimento afetado na noite de sábado, 18, com a pancada de chuva acompanhada de ventos que atingiu parte da região metropolitana.

Para este feriado, a concessionária disse ter reforçado a estrutura e criado novos canais de comunicação. Para solicitações de falta de luz, a empresa orienta que o cliente priorize os canais digitais, como o App Enel São Paulo ou a agência virtual no site. A empresa tem ainda um canal por SMS para registrar falta de energia.

Conforme a Meteoblue, a previsão de chuva permanece ao longo da semana, sendo mais intensa a partir de quinta-feira.

Veja a previsão em São Paulo para os próximos dias:

  • Segunda-feira: entre 18ºC e 21ºC
  • Terça-feira: entre 18ºC e 28ºC
  • Quarta-feira: entre 21ºC e 30ºC
  • Quinta-feira: entre 20ºC e 30ºC
  • Sexta-feira: entre 16ºC e 20ºC

Falta de luz impacta no abastecimento de água

PUBLICIDADE

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que, devido à falta de energia elétrica em decorrência das chuvas, o sistema de bombeamento foi interrompido, afetando o abastecimento de água de algumas cidades da região metropolitana.

No domingo, a situação permanecia em trechos dos municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra. Em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, o abastecimento está em recuperação.

“A companhia está realizando manobras operacionais para reduzir o impacto e direcionando caminhões-tanque para os pontos mais afetados. A Sabesp pede a colaboração dos moradores no uso consciente e sem desperdícios da água armazenada nas caixas residenciais”, disse em comunicado.

Publicidade

Caso necessário, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 0800-0550195, pela Agência Virtual, por meio do site da empresa, pelo aplicativo Sabesp Mobile e pelo WhatsApp (11) 3388 8000.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.