Um dia em 150 anos: poste no meio da rua

Série do Acervo Estadão mostra cenas e histórias do cotidiano registradas pelo jornal desde a sua fundação, em 4 de janeiro de 1875

PUBLICIDADE

Foto do author Rose Saconi
Atualização:
Poste no meio da avenida Tiradentes, entre a Pinacoteca do Estado e o local onde estava o monumento a Ramos de Azevedo na foto de 4/12/1957 Foto: Estadão

Em dezembro de 1957 um poste ‘plantado’ bem no meio da avenida Tiradentes chamava a atenção dos paulistanos e atrapalhava os motoristas que circulavam pela região do Jardim da Luz. Uma obra municipal mal planejada e o poste acabou ficando no meio da rua para sustentar os fios dos ônibus elétricos da linha Santana. “Esse poste, além de prejudicar o trânsito, oferece sério perigo para os veículos, que contra ele poderão colidir, principalmente à noite quando a visibilidade dos motoristas é menor”, alertava o Estadão.

Na foto do Acervo é possível ver o poste entre dois marcos históricos e culturais da cidade: à esquerda a Pinacoteca do Estado, inaugurada em 1905, e à direita o monumento Ramos de Azevedo, colocado na avenida Tiradentes em 1934 e transferido depois, em 1967, para a Cidade Universitária por causa do alargamento da avenida e obras do metrô.

Estadão - 4 de dezembro de 1957

 Foto: Estadão

Monumento

As 36 toneladas de bronze da escultura feita em homenagem ao arquiteto Ramos de Azevedo foram fundidas no prédio da pinacoteca, que na época era o Liceu de Artes e Ofícios, projetado e dirigido por Ramos de Azevedo. O monumento foi então montado na frente do edifício na avenida Tiradentes e ficou neste local 33 anos.

Publicidade

Estadão - 26 de janeiro de 1934

Página do Estadão de 26 e janeiro de 1934 Foto: Estadão

UM DIA EM 150 ANOS

Em seus 150 anos, o Estadão registrou os grandes fatos históricos de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Mas seus repórteres e fotógrafos também voltaram seus olhares para acontecimentos cotidianos, história das pessoas em seus dia-a-dia e seus lugares. Neste ano de 2025 em que o jornal comemora seu sesquicentenário, o Acervo Estadão faz uma seleção diária possível de alguns desses acontecimentos arquivados nas milhares de páginas do jornal ao longo dos 150 anos.

Veja também

GALERIA DE FOTOS

ACERVO

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.