Um dia em 150 anos: volta ao mundo de lambreta

Série do Acervo Estadão mostra cenas e histórias do cotidiano registradas pelo jornal desde a sua fundação, em 4 de janeiro de 1875

PUBLICIDADE

Foto do author Rose Saconi
Lambreta e grupo de aventureiros italianos na porta da redação do Estadão, na Rua Major Quedinho, em 1958  Foto: Acervo Estadão

Uma lambreta parada na porta da redação do Estadão em 1958 atraiu a atenção de funcionários e curiosos que passavam em frente ao prédio na rua Major Quedinho, no Centro. Castigada pelas estradas e cheia de marcas dos lugares por onde passou, não era uma motoneta qualquer. Era um modelo 150D fabricado na Itália especialmente montada para a viagem ao redor do mundo realizada por dois jovens: o químico Glauco Ferrante (1.º à esquerda na foto) e o economista Cesare Battaglini (3.º à esquerda).

Os aventureiros partiram de Bolonha, na Itália, em 15 de novembro de 1955. Quando chegaram a São Paulo, em junho de 1958, já estavam praticamente no final da viagem. Tinham percorrido 125 mil quilômetros, atravessando os continentes europeu, asiático e africano. Depois da visita ao jornal, a dupla fez palestra sobre a aventura no Circulo Italiano. Seguiram para o Rio de Janeiro e depois partiram para os Estados Unidos. O percurso de 160 mil quilômetros foi concluído no ano seguinte no Canadá.

Estadão - 27 de maio de 1958

Anúncio publicado no Estadão, na edição de 27 de maio de 1958 Foto: Acervo Estadão

Febre

Era uma época de auge da lambreta no País. Além do sucesso como meio de transporte entre os jovens, também atraía público para as corridas de motonetas no autódromo de Interlagos e ao redor do Maracanã, no Rio. As “provas para moças” eram uma das atrações.

Estadão - 26 de outubro de 1958

Página do jornal O Estado de S. Paulo de 26 de outubro de 1958 Foto: Acervo Estadão

A Lambretta foi uma das primeiras fábricas de veículos no Brasil. Foi aberta em 1955, no bairro paulistano da Lapa. Em pouco tempo o veículo virou moda e tornou-se popular por causa do bom preço e da economia do combustível. Como mostra o anúncio abaixo, o modelo 150 atingia velocidade máxima de 80/km por hora e fazia 55 quilômetros por litro.

Publicidade

Estadão - 6 de setembro de 1955

Página do jornal O Estado de S. Paulo , 6 de setembro de 1955 Foto: Acervo Estadão

UM DIA EM 150 ANOS

Em seus 150 anos, o Estadão registrou os grandes fatos históricos de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Mas seus repórteres e fotógrafos também voltaram seus olhares para acontecimentos cotidianos, história das pessoas em seus dia-a-dia e seus lugares. Neste ano de 2025 em que o jornal comemora seu sesquicentenário, o Acervo Estadão faz uma seleção diária possível de alguns desses acontecimentos arquivados nas milhares de páginas do jornal ao longo dos 150 anos.

Veja também

GALERIA DE FOTOS

ACERVO

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.