PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Podcast 'No Ritmo da Vida': #15 Origens da USP

Por Laís Gottardo
Atualização:

O que o atual momento da Universidade de São Paulo diz sobre a Melhor Faculdade da América Latina (levantamento QS Latin America & The Caribbean Ranking) e sobre seu futuro?

PUBLICIDADE

Antônio Penteado Mendonça fala sobre estes e outros assuntos com José de Souza Martins, escritor e sociólogo brasileiro, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Em seu relato sobre a Universidade, o professor afirma que a posição no ranking internacional é uma das grandes demonstrações de competência do País. "A vitalidade da USP se manifesta, também, nos movimentos de estudantes e professores, preocupados e em sua defesa", diz Martins.

O convidado relata que foi Julio de Mesquita Filho o idealizador da Universidade de São Paulo e que a pensou durante o exílio. Para o sociólogo, a perseguição à USP data, pelo menos, da ditadura brasileira. "Julio passa a pensar na 'modernização' do Brasil - do ponto de vista cultural e político. A Universidade de São Paulo não foi feita para ser uma faculdade de ricos ou pobres, mas para a produção e difusão do alto conhecimento" conta o professor emérito. "A USP segue ameaçada; tem gente que não gosta de uma universidade pública, laica e gratuita que produz conhecimento de altíssimo nível em todos os campos", completa.

 

Publicidade

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.