Guinness registra no Ceará casamento mais duradouro do mundo: Manoel e Maria estão juntos há 84 anos

O casal, que se conheceu por volta de 1936, teve 13 filhos, 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos

PUBLICIDADE

Foto do author José Maria Tomazela
Atualização:

Uma união de 84 anos levou um casal de cearenses a ser inscrito no Guinness World Records como o casamento mais longevo do mundo. Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Maria de Souza Dino, de 101, estão juntos há exatos 84 anos e 87 dias. O reconhecimento aconteceu nesta sexta-feira, 14, e foi comemorado pela família, que mora em Boa Viagem, a 200 km de Fortaleza. Em novembro de 2024, os dois celebraram as raras bodas de crisântemos – 84 anos de casados.

Casamento dos cearenses Maria de Souza Dino e Manoel Angelim Dino, que já dura 84 anos, foi reconhecido como o mais longevo do mundo.  Foto: LongeviQuest

PUBLICIDADE

A LongeviQuest, que é referência no monitoramento de superidosos no mundo, fez o registro do casamento mais duradouro do planeta a partir do dia 5 de fevereiro de 2025, após extensa pesquisa. O site considera que, como os dois cônjuges ainda vivem juntos, já se trata de uma das uniões mais longas já registradas na história. A pesquisa foi feita por Iara Souza, Gabriel Ainsworth e Filipe Lopes.

Manoel e Maria moram na cidade de Boa Viagem, na mesma região onde nasceram – ele, em 17 de julho de 1919, ela em 23 de abril de 1923. O casal é de uma época em que ainda não tinha televisão, não tinha sido realizada nenhuma Copa do Mundo – a primeira aconteceu em 1930, no Uruguai – e a internet era apenas um sonho distante.

Na cidade de 54 mil habitantes onde se conheceram, eles também se casaram em 20 de novembro de 1940. Durante a longa convivência, tiveram 13 filhos, 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos.

Publicidade

Maria de Souza Dino e Manoel Angelim Dino se casaram em 20 de novembro de 1940, em uma capela em Boa Viagem (CE). Foto: LongeviQuest

Ambos são de famílias de agricultores e se conheceram por volta de 1936. Manoel havia viajado para a região de Almeida, no então bairro de Boa Viagem, para buscar um carregamento de rapaduras. Foi quando encontrou Maria pela primeira vez.

Apesar do interesse mútuo, eles só voltaram a se encontrar dois anos depois. O casal conta que o namoro enfrentou obstáculos. A mãe de Maria não aprovou o relacionamento, mas o pai condicionou sua aprovação a um desafio: que Manoel construísse uma casa para os dois em um ano. A casa ficou pronta antes disso. Em 20 de novembro de 1940, quando Maria tinha apenas 17 anos e Manoel tinha 21, eles se casaram em uma capela de Boa Viagem.

Atualmente, o casal mais que centenário vive dias tranquilos, na casa que foi construída pelos filhos e netos para que tenham conforto adequado à idade. Uma das netas do casal, Valéria Angelim, que é vizinha, cuida de Maria e Manoel com a ajuda de um filho, bisneto do casal.

Apesar da idade, os dois gozam de boa saúde. Manoel e Maria mantêm o hábito de ouvir a reza do terço no rádio, às 18 horas, todos os dias. Eles também assistem a celebração de missas na televisão.

Publicidade

Ao Guinness, o casal deu a receita para um casamento duradouro: amor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.