EXCLUSIVO

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

‘Somos grandes consumidores de tubarões sem sequer perceber’, diz presidente da Sea Shepherd Brasil

Ação na Justiça pede a exclusão do cação da merenda escolar; o FNDE, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, permite a compra de cação para escolas públicas, mas informou que exige laudo técnico que comprove que os níveis de metais pesados estejam dentro dos limites

PUBLICIDADE

Foto do autor Alice Ferraz
Foto do autor Malu Mões
Atualização:

A tradicional moqueca de cação pode esconder um ingrediente indigesto, alerta Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil. “Cação é tubarão e raia. E há grande concentração de metais tóxicos, como mercúrio e chumbo”, diz.

A presidente da Sea Shepherd Brasil, Nathalie Gil. Foto: Acervo Sea Shepherd Brasil

PUBLICIDADE

Um estudo da USP com o Instituto Adolfo Lutz analisou amostras de cação em São Paulo: mais da metade apresentava contaminação por mercúrio acima do limite. Outra análise, conduzida pela Fiocruz e pela Sea Shepherd no ano passado, mostrou que o arsênio é o metal tóxico mais prevalente no cação.

“Somos grandes consumidores de tubarões sem sequer perceber. Muitas vezes de espécies ameaçadas de extinção, porque o País não exige a identificação da espécie vendida”, afirma Nathalie. O País é o principal importador de tubarão no mundo, segundo um relatório de 2021 da WWF. A Coluna questionou os Ministérios do Meio Ambiente e da Pesca sobre a falta de exigência da identificação da espécie e sobre medidas para fiscalizar ou para diminuir o consumo de cação no País, mas não houve resposta.

EXCLUSIVO COLUNA ALICE FERRAZ - comercialização de cação credito Adobe Stock Foto: Adobe Stock

O próximo 3 de setembro será decisivo para o tema: data da audiência que discute a ação civil pública que veda o cação da merenda escolar e também da reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente sobre a moção para proibir a exportação de barbatanas. O FNDE, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, permite a compra de cação para escolas públicas. Mas informou à Coluna que exige laudo técnico que comprove que os níveis de metais pesados estejam dentro dos limites.

A Sea Shepherd também luta para derrubar uma portaria desse ano que permite a pesca de tubarão-azul no País. “É uma decisão assustadora em pleno 2025. O governo brasileiro é obrigado, por tratados internacionais, a proteger o tubarão”, diz Nathalie.

Publicidade

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Pesca, responsáveis pela portaria, informaram que a medida foi “resultado de ampla discussão entre órgãos governamentais, sociedade civil, academia e setor pesqueiro”. Após a liberação da pesca, no entanto, as pastas apontam que “receberam novas informações e manifestações de especialistas e ongs com atuação na conservação da fauna, avaliam cuidadosamente e, em breve, se pronunciarão acerca das medidas a serem tomadas”.

Vale ler também
Alice Ferraz
Cachaça premium chega ao mercado, mira o exterior e aposta em experiência
Alice Ferraz
Lixo no luxo: os Jardins não aguentam mais as obras na região
Alice Ferraz
Canetas emagrecedoras: pedidos crescem quase 150% no primeiro semestre de 2026