PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Mais de 2,4 milhões morreram por consumo abusivo de álcool em 2019, aponta levantamento

Por Sonia Racy
Atualização:

 Foto: Unsplash / @robmathews10

 

O recado da Sociedade Brasileira de Cardiologia, obtido pela coluna, é cauteloso, mas incisivo. Mais de 2,4 milhões de pessoas morreram por consumo abusivo de álcool em 2019 - o que significa 4,3% do total de mortes no planeta neste ano, sendo 12,6% delas de homens entre 15 e 49 anos.

A fonte é um levantamento da World Heart Federation (Federação Mundial de Cardiologia), que, no texto, pede "ação urgente e decisiva" da sociedade para conter o problema.

PUBLICIDADE

A propósito, o presidente da SBC, João Fernando Ferreira, alerta: "Nenhuma correlação confiável foi encontrada entre consumo moderado e um risco menor de doença cardíaca".

Corpo presente

Alunos da Universidade Mackenzie criaram movimento para pressionar a reitoria pela volta dos cursos presenciais. O "Volta Híbrido Mack" diz contar com apoio de cerca de 4 mil alunos que não querem mais o modelo 100% remoto. "Muita gente de fora de SP alugou apartamento aqui para começar o curso presencial e nada", diz uma aluna.

Publicidade

Em nota, a universidade informou que a decisão de adiar a retomada presencial "levou em consideração a proteção à saúde de todos os mackenzistas, assim como da sociedade de modo geral".

Jardim conjunto

Nos próximos cinco anos, o Museu e Jardim Botânico Inhotim vai atuar em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em pesquisas científicas e em ações como taxonomia, conservação da flora, produção de plantas e paisagismo, além de trocas de materiais botânicos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.