Andy Rourke, baixista da banda The Smiths, morre aos 59 anos

Anúncio foi feito pela antigo guitarrista do grupo britânico, Johnny Marr, nas redes sociais; Rourke morreu de um câncer no pâncreas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

AFP - O baixista da banda The Smiths, Andy Rourke, morreu de câncer no pâncreas aos 59 anos, informou nesta sexta-feira, 19, Johnny Marr, antigo guitarrista da lendária banda britânica de indie rock dos anos 80.

“É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer no pâncreas”, escreveu Marr na sua conta do Twitter.

“Aqueles que o conheciam vão se recordar de Andy como uma alma gentil e bela, os fãs vão se lembrar dele como um músico extremamente talentoso”, acrescentou no post do Instagram.

PUBLICIDADE

Oriunda de Manchester, no norte de Inglaterra, a banda formou-se em 1982 e ganhou fama com o álbum The Queen is Dead, de 1986.

Lutando contra o vício da heroína e dificuldades financeiras, Rourke, juntamente com o baterista Mike Joyce, processou Marr e o cantor e compositor da banda, Morrissey, numa disputa sobre a distribuição de direitos de autor após a sua separação em 1987.

Acabaram por chegar a um acordo e a amizade entre o baixista e o guitarrista se manteve.

Morrissey, por seu lado, adotou um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019, apareceu em um programa de televisão norte-americano com um crachá de um partido britânico de extrema-direita. Foi virulento para com os seus antigos colegas, antes de adotar um tom mais conciliador na sua autobiografia publicada em 2013.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.