
Banqueiros e executivos de bancos presentes no almoço de fim de ano da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na sexta-feira, 29, temem novo ciclo de alta da inadimplência em 2025, para pessoas físicas e para empresas. A principal razão para o alerta é a estimativa de que o Banco Central terá que elevar mais os juros para conter a inflação.
O presidente de um banco disse que a alta da inflação e dos juros pode bater na inadimplência, na medida em que afeta a renda das famílias. Além disso, ele pondera que a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil pode ajudar a alimentar este ciclo, ao aumentar a inflação no médio prazo, com as famílias isentas gastando mais.
“Estou ouvindo aqui de muitos banqueiros que revisarão seus orçamentos, dado o crescimento de aposta de inadimplência maior”, contou o diretor de um grande banco. “E isso afeta todos os negócios dentro do banco”, comentou.
Calotes vinham em queda
A inadimplência vem de um ciclo de queda até o terceiro trimestre, ainda refletindo a redução dos juros pelo BC. O ciclo foi interrompido em setembro, quando as taxas voltaram a subir. Após a frustração do pacote, muitas casas passaram a prever taxas ainda maiores. O JPMorgan elevou sua previsão para a Selic terminal de 13% para 14,25%. Um banqueiro estrangeiro presente no almoço chegou a sinalizar que o juro terminal poderia chegar a 15%.
O presidente de banco estrangeiro lembrou que as empresas vinham trabalhando com a expectativa de corte de juros, mas o cenário mudou desde setembro, o que pode prejudicar o endividamento e a alavancagem das companhias. Muitas delas já vinham com seus balanços comprometidos da pandemia e enxergavam a possibilidade de melhorar seus números este ano, o que não se materializou. “Teve empresa que rolou dívida com a expectativa de corte de juros.”
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 29/11/2024, às 15:07.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.