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Importadora das marcas Ssangyong, Changan e Haima planeja fábrica no ES

Unidade deve ser construída na cidade de Linhares, com investimento de US$ 300 milhões

Foto do author Márcia De Chiara
Por Márcia De Chiara e de O Estado de S. Paulo
Atualização:

A partir de 2014, veículos das marcas chinesas Changan e Haima e da coreana Ssangyong podem começar a ser fabricados no Brasil. Ontem, o presidente da Brasil Montadora de Veículos, que já importa e vende as marcas no País, Abdul Ibraimo, assinou um protocolo de intenção com o governo do Espírito Santo para erguer uma fábrica na cidade de Linhares, no norte do Estado. O investimento é de US$ 300 milhões.

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"É um projeto que poderia ter saído antes. Ele depende agora da flexibilização do índice de nacionalização do novo regime automotivo, que deve ser anunciado em breve. Mas tenho fé que vai dar certo", afirma o executivo. Ele conta que já conversou com o governo a respeito,

No primeiro ano de produção, os veículos virão desmontados da Coreia e da China (CKD) e o índice de conteúdo de peças e componentes nacionais dos veículos será de 15%, com perspectiva de aumentar gradativamente, chegando a 60% no quarto ano.

A previsão é de serem fabricados seis modelos, dois de cada marca. Da Ssangyong, seriam produzidos os utilitários-esportivos Korando e Korando Sports; da Changan, dois modelos de utilitários MiniStar; e dois modelos de carros de passeio (H2 e H3) da Haima.

Ibraimo conta que 20% do investimento virá de recursos do grupo português Tricos, do qual a Brasil Montadora de Veículos faz parte. O grupo Tricos tem negócios imobiliários em Portugal e atua na importação de veículos em Moçambique. No ano passado, faturou US$ 1,2 bilhão. No Brasil, onde atua desde 2001 com a importação de modelos da marca Ssangyong, teve receita de R$ 700 milhões em 2011.

A maior parte do investimento (80%) virá dos agentes financiadores da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene): ou do Banco do Nordeste ou do BNDES. É que o projeto será estabelecido em Linhares, município que pertence à área de atuação da Sudene. Ibraimo não detalha as condições de crédito dos bancos estatais, como prazos ou taxas de juros.

Porto

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Ibraimo diz que vários fatores foram considerados na decisão de estabelecer a fábrica em Linhares, que fica a 150 quilômetros de Vitória. Em primeiro lugar, a importadora já tem um escritório em Vitória e as importações são feitas por meio do porto da cidade. Além disso, Linhares tem localização estratégica porque permite acesso fácil ao Nordeste e ao Sul do País, já que a empresa tem planos de fazer do Brasil uma base de exportação de veículos para o Mercosul.

"Também recebemos incentivos do governo, como o terreno adquirido por um preço irrisório, serviços de terraplenagem e infraestrutura", conta Ibraimo. O prédio, diz, começará a ser erguido dentro dois a três meses.

A expectativa é produzir 10 mil veículos a partir de 2014 e gerar 1,1 mil empregos diretos e 3,5 mil indiretos. Segundo o executivo, a decisão de escolher três marcas diferentes foi tomada para tornar o investimento mais competitivo e reduzir custos. Várias etapas de produção poderão ser compartilhadas, como a pintura dos veículos, por exemplo.

Hoje, a participação das marcas Ssangyong e Changan é insignificante no mercado brasileiro de importados. Em 12 meses até janeiro, somou 425 unidades, segundo a Abeiva.

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