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Serviço que devolve parte do valor gasto em compras, Méliuz chega a lojas físicas em SP

Plataforma de cashback extrapola o comércio online e se estabelece em sua segunda cidade no País

Por Malena Oliveira
Atualização:

O serviço de cashback Méliuz passou a operar nesta segunda-feira, 10, em lojas físicas em São Paulo, em sua segunda investida além do comércio online. No mês passado, a plataforma que propõe devolver aos clientes parte do valor pago em mercadorias e serviços já havia firmado parcerias com estabelecimentos em Belo Horizonte, sua cidade natal. Até agora, só era possível usar esse tipo de serviço no comércio online no País.

Compras feitas pela plataforma Méliuz creditam parte do valor de volta na conta do consumidor Foto: Marcos Santos|USP Imagens

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Para utilizar a plataforma, o cliente precisa se cadastrar no site da empresa. As compras nas lojas físicas são feitas por meio de uma máquina de cartão habilitada, que permite operações em crédito e débito. No comércio online, no qual já era possível usar o sistema, o consumidor deve acessar a plataforma e, a partir dela, buscar o item que deseja no site de sua preferência. Feita a compra, os valores são creditados na conta do cliente na plataforma e podem ser resgatados por transferência bancária. O limite mínimo para resgates é de R$ 20.

Os porcentuais de devolução variam de acordo com os itens e podem ser consultados no site ou no aplicativo da plataforma, que funciona nos sistemas Android e iOS. Na consulta feita pelo Estado, por exemplo, era possível encontrar, lojas de eletrônicos, roupas, cosméticos, vinhos, hotéis e até aluguel de carros com devolução de até 50% do valor pago. 

O chamado cashback surgiu nos Estados Unidos, onde funciona tanto em lojas físicas como online. Para citar um exemplo, supondo que o tênis custe R$ 100 e o desconto da loja seja de 10%, o cliente pagará R$ 90. Se o porcentual de cashback do cupom for de 20%, o consumidor recebe de volta R$ 18 (20% de R$ 90). No fim das contas, o calçado de R$ 100 terá saído por R$ 72.

Empresa pretende investir cerca de R$ 80 milhões na expansão do negócio em 2017 Foto: Méliux

Em São Paulo, o Méliuz fechou acordos com 500 lojas físicas e recebe uma taxa a cada compra feita pela plataforma. Entre os estabelecimentos parceiros estão Mundo Verde, Bar Filial, Temakeria e Cia., Hooters, Esmalteria Nacional, La Gloria Pizza Bar, Brunella, Los Picos, filiais da rede de fast food Subway, Grill Hall, Hakka Sushi, Attimo e Cold Stone e postos de gasolina. No comércio online, as parcerias somam mais de 2 mil. A empresa promete, até o fim do primeiro semestre, expandir o serviço por meio de acordos com mais de 10 mil parceiros.

O serviço também recompensa os clientes que usam o aplicativo de táxi 99. Passageiros das cidades de São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O porcentual de devolução é de 2,5% para corridas normais e de 5% em corridas POP, modalidade mais barata.

Aplicativo para Android mostra localização de parceiros Foto: Méliuz

"Em apenas duas semanas, nosso app teve mais de 100 mil instalações e aumentamos em 19% o volume de vendas dos nossos parceiros", diz, em nota, Israel Salmen, presidente do Méliuz. Segundo a empresa, já foram devolvidos R$ 28 milhões a mais de 2 milhões de usuários cadastrados. 

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Criada por Ofli Guimarães e Israel Salmen, em 2011, a empresa possui hoje mais de 90 funcionários e pretende investir cerca de R$ 80 milhões na expansão do negócio em 2017. No ano passado, o Méliuz alcançou a marca de R$ 1 bilhão em vendas e fechou o ano com um aumento de 250% no volume de compras feitas através do site, em relação a 2015.