O Banco Central informou nesta terça-feira, 15, que o Banco Pan liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras referente ao terceiro trimestre de 2019. O banco registrou índice de 149,58. Em segundo lugar, aparece o BMG (82,33) e, em terceiro, o Bradesco (24,16). Nesta lista, estão os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes.
O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral. Na lista, o Banrisul aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 22,57). Na sequência estão:
- Santander (21,03)
- Banco do Brasil (19,13)
- Caixa Econômica Federal (18,97)
- Votorantim (14,83)
- Itaú (14,46)
- Banco CSF (9,44%)
- Omni (8,98)
- Midway (7,08%)
- Realize (2,86%)
- Banco do Nordeste (0,41%)
- Sicredi (0,00%).
Instituições menores
Entre os bancos e financeiras com menos de 4 milhões de clientes - que formam um ranking a parte -, a liderança é da Facta Financeira, com índice de reclamações de 1.782,23 no terceiro trimestre de 2019. A lista completa tem 21 instituições e inclui:
- Safra (730,68)
- Novo Banco Continental (729,92)
- Inter (176,25)
- Modal (174,54)
- BNP Paribas (143,77)
- Sofisa (133,65)
Entre as reclamações mais frequentes estão irregularidades relativas à oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades ligadas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.