Alckmin e Tarcísio fazem reuniões separadas com empresários para discutir tarifas; veja quem foi

Encontros, entre Brasília e São Paulo, tiveram representantes da indústria e do agronegócio na tentativa de coordenar uma resposta à tarifa de Trump que ameaça exportações brasileiras

PUBLICIDADE

Foto do autor Redação
Por Redação
Atualização:
Confira o resumo que a LE.IA, a IA do Estadão, fez pra você

Gerando resumo

Entre Brasília e São Paulo, o empresariado se dividiu em duas reuniões governamentais convocadas para discutir a estratégia em relação à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada na quarta-feira, 9, pelo presidente Donald Trump.

Nesta terça-feira, 15, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, conduziu duas reuniões — uma pela manhã, com a indústria, em horário semelhante à convocada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas —, e outra à tarde, com representantes do agro.

Alckmin minimizou o fato de haver reuniões paralelas com o setor produtivo, depois de Tarcísio ter responsabilizado Lula por tarifaço Foto: Everisto Sa/AFP e Daniel Teixeira/Estadão

PUBLICIDADE

A reunião organizada por Tarcísio ocorreu após o governador responsabilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela ameaça do presidente norte-americano.

“Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado?”, disse, na semana passada, o governador paulista, em seu perfil na rede X.

Publicidade

O vice-presidente Geraldo Alckmin se encontrou com 18 representantes da indústria e 19 do agronegócio. Foram nomes como Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer, e Bruno Ferla, vice-presidente da BRF.

Tarcísio teve reunião com 17 entidades e empresas do agro e da indústria, como Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Cosan, Cutrale e Usiminas.

Confira a seguir a lista dos representantes em cada reunião (deslize para a direita para ver a lista completa nas três páginas).