PUBLICIDADE

Candidatos do Enem são desclassificados por acessar redes sociais

Oito estudantes foram expulsos dos locais de prova; segundo o Inep, houve incidentes 'menos graves' em São Paulo, Rio e Salvador

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Oito candidatos do Enem foram retirados de sala e desclassificados após serem flagrados por fiscais utilizando o celular. Segundo o Inep, os estudantes estavam acessando o Twitter via telefone. Alguns chegaram a tirar foto do caderno de questões.

PUBLICIDADE

Foram excluídos do Enem candidatos em Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP).

Pelo edital do exame, o uso de qualquer aparelho eletrônico é proibido e os equipamentos devem ser desligados e entregues aos aplicadores antes do início da prova.

No ano passado, estudantes postaram no Twitter, durante a prova, que conseguiram colar de outros candidatos. O MEC também usou a rede social para criticar "alunos que 'dançaram'" no Enem. Depois, o ministério se retratou.

O Inep também informou, em nota, que até o momento houve ocorrências "menos graves" em três capitais: Salvador, Rio e São Paulo. Nessas cidades, houve tumulto antes do início da prova, principalmente por conta de candidatos que chegaram atrasados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.