Livros, revistas, vídeos e jornais serviram como base de pesquisa, que auxiliaram na vivência para entendimento desse movimento social, político e geográfico.
Os estudanteslevantaram várias questões para investigação, como:
- Por que o imigrante não enfrenta o problema ao invés de trocar de país?
- Como o imigrante sabe se o país que está indo é bom ou ruim?
- Como os imigrantes ignorarm (deixam para trás) sua própria vida/ história?
- Como a cultura do imigrante influencia na cultura do país que chegou?
- Por que há países que não recebem imigrantes?
- Qual é o motivo mais frequente de imigração para o Brasil (passado e presente)?
- Quando começou a imigração?
- Quando os portugueses vieram para o Brasil, na época do descobrimento, eles estavam imigrando?
- Quais foram as guerras que motivaram a vinda dos imigrantes?
- Em que época vieram mais imigrantes para o Brasil?
- Onde vivem os imigrantes que chegam atualmente no Brasil?
- O Brasil é o país que mais recebe imigrantes? Por quê?
- Há leis para imigração? Há programs de auxílio ao imigrante?
- Qual é o lugar do Brasil que mais recebe imigrantes?
- Qual é o maior grupo de imigrantes atualmente no Brasil?
- Que país teve o maior número de imigrantes na história?
- Existem casos de imigrantes que não podem voltar para o seu país?
- Os imigrantes voltam para o seu país depois de algum tempo?
Os estudantes descobriram que muitas brincadeiras foram trazidas pelos imigrantes, como amarelinha, corda, pega-pega, esconde-esconde, como também sobremesas, pratos principais e comidas do dia-a-dia como pizza, calzone e risoles. Pesquisaram e compartilharam suas descobertas entre colegas.
Receberam a visita de imigrantes e refugiados que contribuiram na busca por respostas das questões de investigação.
Até uma fazenda em Cordeirópolis foi visitada em busca de respostas para suas inquietações.
A nossa história de imigração tem muitos momentos, datas e espaços que se completam. Desde o descobrimento, em 1500, o Brasil recebeu milhões de pessoas vindas de todas as partes. O Brasil recebeu grandes quantidades de imigrantes nas quais teve um plano político e econômico para receber todos.
A partir de 1840, com o desenvolvimento das indústrias, o governo passou a investir numa política de real e grande atração de imigrantes.
Depois do fim da escravidão, em 1888, boa parte dos imigrantes trabalharam nas lavouras em substituição ao trabalho escravo.
Entre 1897 e 1900, imigrantes italianos, alemães, árabes, judeus e espanhóis chegram em nosso país.
Os estudantes produziram um folder contendo dicas culturais, passatempos, resenha de livros e linha do tempo, contextualizando toda essa pesquisa, conseguiram encontrar respostas para suas dúvidas e produziram um vídeo relatando esse processo.
E na culminância do projeto compartilharam comseus familiares toda essa descoberta, cantaram e tocaram música contemplando o estudo.
ProfessorasLuciana Maria de Barros Novello Valquiria Miguel Luchezi, Sheila Tomita Marilza Baptista
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