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Classificando as criações: Um olhar analítico sobre a moda

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Por FAAP Moda
Um olhar analítico sobre moda  

Não dá para falar em negócios de moda sem falar em planejamento de abastecimento e gestão de estoque.  A moda é cíclica, o que quer dizer que as marcas estão constantemente desenvolvendo, lançando e descontinuando produtos.  Diferente de outros setores, os produtos na moda estão sempre sendo renovados, em maior ou menor grau.

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Assim sendo, é preciso olhar para o tema de forma estruturada, mesmo que isso possa ser um desafio para os profissionais criativos!  Saber que tipo de produtos você está ofertando em que proporção e, posteriormente, avaliar como as vendas se comportaram nessas diferentes classificações é uma informação de ouro para ter mais resultados em um negócio de moda.

Para começar, o básico é organizar os produtos em alguns tipos de classificações:

- Produtos de linha, lançamentos e descontinuados - Separe os produtos que você sempre repõe e não liquida (linha) daqueles que está lançando e posteriormente serão descontinuados, indo para a liquidação.

- Categorias de produtos - Organize seus produtos em categorias como, por exemplo, blusas, calças, saias, vestidos, casacos, shorts, e outras classificações que façam sentido na sua marca.

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- Faixa de Preço - Construa faixas de preços coerentes com seu posicionamento e faça uma análise quantos produtos se encaixam em cada faixa.

Essas três formas de classificar os produtos poderão gerar percepções individualmente ou cruzada.  Por exemplo, você pode analisar qual percentual das suas blusas são de linha e qual percentual são de lançamento.  Ou ainda, qual participação das peças mais caras para cada categoria.

Além de analisar o que você ofereceu aos clientes, deve analisar o que girou mais rápido ou o que vendeu mais antes da liquidação.  Essas análises darão indicações sobre o que pode ser feito para melhorar seus resultados.

Por último, também vale lembrar que olhar o passado pode ajudar a pensar no futuro, mas não é suficiente.  Especialmente na moda, um setor que pode fazer com que algo que seja super desejado hoje vire algo em desuso amanhã, é importante tomar cuidado com o ciclo dos produtos.  Mas certamente quem pondera o passado e a visão de futuro tem mais chances de ser assertivo no estoque e fazer com que todo o trabalho de criação e desenvolvimento de produtos tenha uma recompensa maior!

por Marília Carvalhinha, coordenadora da pós-graduação em Fashion Business do Centro Universitário FAAP

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