Influenciadores trambiqueiros? Coach Pablo Marçal diz ser ‘honra’ ter história contada em podcast

Programa ‘Má Influência’ relata trajetórias de figuras brasileiras e internacionais que usaram da influência em vantagem própria e se envolveram em problemas com a lei; podcast estreou nesta quinta, 18, com episódio sobre o influenciador brasileiro e empresário americano

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Por Simião Castro
Atualização:

O coach motivacional brasileiro Pablo Marçal não parece preocupado em protagonizar o novo podcast do estúdio da Amazon — Wondery — que estreou nesta quinta, 18, Má Influência. Conforme a descrição oficial, o programa vai contar “a história de golpistas internacionais e locais”, conforme adiantou o Estadão na terça. Procurado, Marçal disse em nota que é uma “honra” ser retratado.

Com quase 5,7 milhões de seguidores no Instagram e 2,9 milhões no YouTube, Marçal promete ensinar a “fazer dinheiro dentro do mundo digital”. Ele comanda diversos produtos, como cursos e livros em áreas como as de empreendedorismo, negócios, inteligência emocional, relacionamentos, finanças, liderança e gestão.

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Derivado do podcast gringo Scamfluencers — vencedor do prêmio Ambie de Melhor Podcast de Entretenimento em 2023 — Má Influência é apresentado pela atriz Maria Bopp e pela humorista Babu Carreira, com uma mescla de casos americanos e histórias brasileiras. Marçal é o primeiro tupiniquim retratado.

“Os episódios americanos têm pessoas muito poderosas cometendo fraudes inacreditáveis. Mas também tenho muita expectativa quando conto as histórias nacionais, já que são personalidades mais próximas do nosso público. Porém, muitas vezes [as pessoas] não têm ideia de suas origens, de onde veio todo aquele sucesso e de como começaram as ‘trambicagens’”, disse Maria Bopp por e-mail ao Estadão.

Além do capítulo sobre Marçal, a Wondery liberou dois episódios sobre Lou Pearlman, o criador do N’sync e do Backstreet Boys. Ele se declarou culpado por lavagem de dinheiro e foi acusado por administrar o maior esquema de pirâmide dos Estados Unidos.

Pablo Marçal diz que Amazon usa influência dele para elevar podcast Foto: Reprodução/Instagram/@pablomarcal1

Procurado para comentar a exposição no podcast ainda antes do lançamento — para o qual não quis falar, de acordo com a assessoria da Wondery —, a equipe de Marçal enviou uma nota. “É uma verdadeira honra inaugurar o podcast da Amazon”, inicia o texto em primeira pessoa.

O coach afirma estar ciente que a produção conheça “pouco sobre o meu trabalho ou até mesmo sobre a influência dos brasileiros no cenário”. Marçal diz que a Amazon busca “elevar o programa” utilizar a “relevância e o alcance internacional” do nome dele. E ressalta “coincidentemente” fazer aniversário em 18 de abril, dia da estreia do espisódio.

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Marçal também chama o formato podcast de “desgastado e um tanto obsoleto”, embora ainda o considere poderoso. E afirma ser coincidência também lançar um novo projeto no mesmo dia. Um talk show no YouTube. “Certamente será uma excelente oportunidade para a Amazon conhecer verdadeiramente o nosso trabalho”, afirma.

‘Causo’ do helicóptero

O coach é frequentemente alvo de memes da internet em razão de falas em palestras e depoimentos. O mais recorrente talvez seja o episódio em que conta ter detectado uma falha na turbina de um helicóptero antes do piloto, informado o profissional do problema e o tranquilizado.

“Você sabe que o motor está parando, né?”, para susto do piloto. Mas ele teria seguido: “Nós estamos quase na reta final do aeroporto, nós vamos descer, cara. Calma. Faz o seu melhor. Até a voz eu abaixei”, diz durante uma palestra.

‘Ou eu vou morrer, matar o guarda-roupas, ou derrubar esse prédio’

Histórico de problemas

Atriz Maria Bopp e humorista Babu Carreira comandam novo podcast da Amazon no Brasil, 'Má Influência' Foto: Wondery/Divulgação

O coach e influenciador já se colocou em múltiplas polêmicas envolvendo clientes, seguidores e funcionários. A mais emblemática talvez seja o episódio ocorrido em janeiro de 2022, quando liderou um grupo de 32 pessoas ao Pico dos Marins, em SP, durante uma tempestade. Os participantes teriam pagado R$ 3 mil para integrar a expedição que tinha o objetivo de enfrentar medos e alcançar crescimento. Ele negou, disse ser um programa entre amigos.

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Eles precisaram ser resgatados pelos bombeiros em uma operação que durou mais de dez horas. Após o ocorrido, em uma live no YouTube, Marçal afirmou que todos subiram sob a própria responsabilidade. “Se você não quer correr risco, fica na sua casa assistindo os stories”, afirmou.

Em junho de 2023, Bruno da Silva Teixeira, de 26 anos, que era funcionário de Marçal, morreu durante uma “maratona surpresa” organizada pela empresa do coach. Ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória quando estava no quilômetro 15 do que seria uma corrida de 42 quilômetros. O influenciador foi criticado por colocar o nome do rapaz em um tênis como “homenagem”.

“Tem gente canalha falando que obriguei o funcionário a correr. Mentira. Respeita o cara. Estamos de luto”, disse o coach na ocasião. A Polícia Civil abriu investigação sobre o caso.

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Outro caso de morte ao redor dele foi o do técnico de audiovisual Celso Guimarães Silva, de 49 anos. Ele sofreu uma descarga elétrica dentro de um estúdio de Marçal, caiu de uma altura de três metros e morreu no hospital.

O caso também foi alvo de investigação pela polícia e o coach afirmou que o espaço estava alugado e a responsabilidade era do locatário.

Para coroar os infortúnios, Marçal se lançou candidato a presidente e, depois, a deputado federal. Ele chegou a receber votos suficientes para uma cadeira na Câmara, mas a Justiça Eleitoral anulou a candidatura e o impediu de assumir. A disputa rendeu a ele também uma operação da Polícia Federal sob acusação de direcionar verba eleitoral para empresas próprias. Ele negou qualquer ato ilícito.

Mais recentemente, Marçal foi escolhido pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB.

Veja a íntegra da nota de Pablo Marçal ao Estadão

“É uma verdadeira honra inaugurar o podcast da Amazon. Embora eu esteja ciente de que talvez eles conheçam pouco sobre o meu trabalho ou até mesmo sobre a influência dos brasileiros no cenário, é gratificante ver que estão buscando elevar o programa utilizando a relevância e o alcance internacional do meu nome. Coincidentemente, o programa irá ao ar no dia do meu aniversário, 18 de abril.

As coincidências não param por aí. Considerando que vejo o podcast como uma ferramenta poderosa, porém um formato já desgastado e um tanto obsoleto, decidi lançar meu próprio Talk Show no YouTube, o Marçal Talks, nesse mesmo dia. Certamente será uma excelente oportunidade para a Amazon conhecer verdadeiramente o nosso trabalho.

Com mais de 10 mil horas de conteúdo disponíveis, admito que estou um pouco cansado de podcasts, mas desejo todo o sucesso à Amazon ao explorar uma ferramenta que nós decidimos deixar de lado. Estou à disposição para compartilhar essa nova experiência, pois sabemos que sempre há algo novo a aprender, e a Amazon pode se beneficiar muito ao acompanhar o nosso novo programa.”

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