Publicidade

Jordan ou LeBron: IA decide quem é o melhor de todos os tempos no basquete

Inteligência Artificial define ainda os dois quintetos titulares da história; confira

PUBLICIDADE

Foto do author Sergio Neto
Por Sergio Neto
Atualização:

Desde que o nome de LeBron James começou a ganhar holofotes no mundo do esporte, uma pergunta se fez frequente: estaria Michael Jordan com o posto de melhor jogador de todos os tempos ameaçado? Fato é que existem argumentos para defender os dois lados e muitos fatores a se considerar. Porém, se o debate entre torcedores não chega a uma conclusão unânime, a inteligência artificial tratou de dar uma resposta definitiva à questão.

PUBLICIDADE

São gerações, posições, estilos de jogo, números diferentes... muitos argumentos existem. Em meio a esta indefinição, o jornal espanhol Marca recorreu ao ChatGPT para dar fim ao conflito. A IA analisou estatísticas, troféus, prêmios e outros fatores envolvendo todos os jogadores que passaram pela NBA. E chegou à seguinte resposta: Michael Jordan é maior que LeBron. A tecnologia tem resposta para absolutamente tudo. Se está certo ou não, ou se coincide com a opinião dos usuários, isso já é outro assunto.

O programa ainda foi além. Levando em consideração as posições dos jogadores e suas estatísticas, foram esboçados os dois quintetos ideais de todos os tempos. Jordan e LeBron seriam os alas, enquanto Earving Magic Johnson seria o armador do time. Tim Duncan seria o ala-pivô, enquanto Kareem Abdul-Jabbar tomaria conta do garrafão.

Seria LeBron James o melhor jogador da história? A IA discorda. Foto: Mark J. Terrill/AP

O segundo time ideal, segundo o ChatGPT, é passível de discussão. São eles: Oscar Robertson, Kobe Bryant, Larry Bird, Kevin Garnett e Shaquille O’Neal. É notável a ausência de nomes como Wilt Chamberlain e Stephen Curry, por exemplo. O primeiro é o jogador que mais possui recordes na NBA, além da histórica marca de 100 pontos. O segundo, mudou a forma com que o basquete é jogado nos últimos tempos e é considerado um dos maiores arremessadores de todos os tempos - se não o maior. Nenhum dos dois sequer apareceu entre os 10. Curry é apenas o 24º.

A verdade é que, mesmo a tecnologia mais avançada com a base de dados mais completa, a discussão ainda existirá. Não há como obter uma resposta perfeita, com unanimidade. As discussões continuarão a existir, o que é benéfico para a popularização do esporte.

Confira, abaixo, o top 10 jogadores de basquete de todos os tempos, segundo o ChatGPT:

  1. Michael Jordan
  2. Lebron James
  3. Kareem Abdul-Jabbar
  4. Magia Johnson
  5. Larry Bird
  6. Shaquille O’Neal
  7. Hakeem Olajuwon
  8. Kobe Bryant
  9. Tim Duncan
  10. Wilt Chamberlain
  11. Bill Russel
  12. Oscar Robertson
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.