PUBLICIDADE

Técnico da Áustria critica arbitragem na Copa e coloca Messi em outro nível: ‘Ele é único’

Ralf Rangnick avalia derrota austríaca pela segunda rodada do Grupo J do Mundial

PUBLICIDADE

Por Estadão Conteúdo
Confira o resumo que a LE.IA, a IA do Estadão, fez pra você

Gerando resumo

O técnico da Áustria, Ralf Rangnick, reconheceu a superioridade de Lionel Messi após a derrota por 2 a 0 para a Argentina, mas também criticou a atuação da arbitragem na partida válida pela segunda rodada da Copa do Mundo. O treinador afirmou que sua equipe conseguiu executar boa parte do plano de jogo, mas lamentou erros decisivos no segundo tempo.

Técnico Ralf Rangnick reclama da arbitragem após derrota para a Argentina. Foto: Aric Becker/AFP

“Acho que, na maior parte do tempo, jogamos exatamente como queríamos, com bravura e coragem. Tivemos mais posse de bola do que muitos esperavam. No segundo tempo, fizemos um trabalho muito melhor, com exceção dos cinco minutos finais. O placar deveria ter sido 1 a 0 ou até 1 a 1, se Patrick Wimmer tivesse aproveitado nossa chance. O segundo gol foi desnecessário, não estou satisfeito com isso. Perdemos a bola e isso foi irritante”, afirmou.

PUBLICIDADE

Na sequência, Rangnick destacou o peso de Messi na decisão da partida e elogiou o atacante argentino, que marcou duas vezes e foi decisivo para a classificação da atual campeã.

“Esse é Lionel Messi. Ele não precisa de muitas oportunidades para decidir uma partida. Se alguém tem 39 anos e consegue marcar dois gols em um jogo, cinco gols em Copas do Mundo… isso faz diferença. Sabíamos que ele está em um nível que pertence apenas a ele, e hoje mostrou mais uma vez por que é único. No segundo gol, tivemos responsabilidade”, disse.

Publicidade

O treinador, porém, direcionou parte das críticas ao árbitro egípcio Amin Mohamed Omar, especialmente em relação ao lance que originou o pênalti desperdiçado por Messi. Para Rangnick, a decisão deveria ter sido revisada com mais atenção pelo VAR.

“Já no primeiro, eu pediria ao árbitro que fizesse o mesmo que fez no lance do pênalti. Se tivesse revisado a jogada, teria visto que houve uma falta. Revimos a jogada algumas vezes e posso dizer que nosso defensor toca primeiro na bola. Claro que é possível interpretar de outra maneira”, afirmou.

Rangnick também questionou a consistência do uso do VAR na competição e afirmou que decisões como aquela acabam sendo determinantes em jogos equilibrados.

“Em 70% dos casos, quando o árbitro vai ao monitor, ele acaba marcando o pênalti. Mas, se existe a possibilidade de usar o VAR, ele deveria ser utilizado em outras situações também. É muito difícil entender”, completou.

Publicidade

A Argentina venceu a Áustria por 2 a 0 e garantiu vaga na próxima fase da Copa do Mundo. Messi foi o destaque da partida com dois gols e chegou a 18 em Mundiais, ampliando seu recorde como maior artilheiro da história da competição.