Publicidade

CBF repudia foto do Nacional-AM com jogadores simulando velório, e clube se defende; entenda o caso

Publicação de amazonenses gera polêmica nas redes sociais por ter sido feita dias após morte de um jogador do Bahia de Feira, rival na Série D, no mesmo local da imagem

PUBLICIDADE

Por Fabio Tarnapolsky
Atualização:

A CBF se manifestou acerca da mais recente polêmica na Série D do Campeonato Brasileiro, envolvendo Bahia de Feira e Nacional-AM, que se enfrentam nesta segunda-feira, 14, pelas oitavas de final da competição. O clube amazonense divulgou uma foto após treino preparatório para o duelo simulando um velório, o que revoltou torcedores do time baiano nas redes sociais, já que o atacante Deon, ex-integrante do elenco, morreu dias antes no mesmo local da imagem, vítima de um infarto. O ocorrido gerou uma nota de repúdio da entidade.

O manifesto da confederação repudia a “atitude infeliz, desrespeitosa e inoportuna” dos jogadores e diz que ela se solidariza com familiares e amigos do atleta falecido, bem como recorda o fato de que estavam treinando na Arena Cajueiro, justamente o estádio do Bahia de Feira, rival da partida, onde Deon faleceu. O Nacional-AM se defendeu, reiterando que a brincadeira é comum nas atividades da equipe, e isso foi reforçado por usuários que resgataram outras imagens com a mesma simulação de velório, muito antes da tragédia com o atacante.

Simulação de velório feita por jogadores do Nacional-AM. Brincadeira é comum nos "rachões" da equipe, mas teve timing criticado. Foto: Reprodução/Twitter

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repudia de forma veemente a atitude infeliz, desrespeitosa e inoportuna dos jogadores do Nacional-AM, ao simular um velório logo após um treino no estádio do Bahia de Feira, que enfrenta o próprio Nacional nesta segunda-feira pelas oitavas de final da Série D”, disse a entidade na nota, complementando no final com uma defesa ao futebol “mais leve”. “FIFA, Conmebol e CBF prezam pelo Fair Play. A CBF defende que o futebol seja sempre sinônimo de alegria, porém mantendo o respeito a questões sensíveis, que não devem ser tratadas como chacota ou como uma banalidade”.

Segundo o Nacional-AM, a foto com a brincadeira do velório é uma tradição após os “rachões” realizados antes de um jogo oficial e não teve qualquer intenção de tripudiar com a morte de Deon. Junto a isso, prestou condolências a familiares de luto e reconheceu que o momento da publicação não foi o mais adequado, mesmo que não tenha tido relação com o ocorrido.

PUBLICIDADE

“A atividade descontraída e de disputa interna entre os atletas, bem como a foto, são costumeiras e habituais do cotidiano do futebol”, diz a publicação dos amazonenses no Twitter. “Jamais iríamos compactuar com algo “de brincadeira” como tem sido atrelada a postagem. Temos total responsabilidade ao futebol e a situação, inclusive abraçamos familiares, torcida e atletas no momento de luto”.

“Reconhecemos que a postagem não foi adequada mas, não foi intencional”, finalizou o Nacional-AM. Como era de se esperar, as publicações tanto de CBF quanto do clube geraram discussões nas respostas; do mesmo modo que usuários criticaram a atitude dos manauaras, outros reforçaram que o erro foi de timing, e não uma tentativa maldosa de satirizar o falecimento de Deon.

Jogadores do Nacional-AM fazendo simulação de velório em data anterior à morte de Deon. Foto: Reprodução/Twitter

Nacional-AM e Bahia de Feira se enfrentam pelo jogo de ida das oitavas de final da Série D de 2023, com a volta marcada para 19 de agosto, no Amazonas. O vencedor do confronto joga as quartas de final nos dias 26 de agosto e 3 de setembro, valendo vaga para a Série C de 2024.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.