Publicidade

Com dois gols no fim e confusão, Brasil vence Uruguai e conquista o Sul-Americano Sub-20

Andrey e Pedrinho marcam no segundo tempo e seleção volta a conquistar o Continental depois de 12 anos

PUBLICIDADE

Por Paulo Chacon
Atualização:

O Brasil é o novo campeão do Sul-Americano sub-20. Na última rodada do hexagonal final, a seleção brasileira contou com um gol de Andrey, eleito o melhor da decisão, e outro de Pedrinho para vencer o Uruguai por 2 a 0 e conquistar o Continental.

PUBLICIDADE

Com o triunfo, o Brasil fechou o hexagonal em primeiro, com 13 pontos após quatro vitórias e um empate. Superado pelo Brasil, o Uruguai perdeu a invencibilidade e caiu para segundo, com 12 pontos, na frente da Colômbia, com 10. A última vaga do continente no Mundial da Indonésia, em maio, ficou com o Equador, que fechou com quatro pontos.

No primeiro tempo, as duas seleções não foram bem. Podendo empatar para ser campeão, o Uruguai ficou quase todo o tempo esperando o Brasil no campo de defesa. Desta forma, o duelo acabou arrastado durante os 45 primeiros minutos e o confronto foi para o intervalo empatado sem gols.

Na segunda etapa, o duelo mudou de cara. Acelerando a troca de passes e ocupando o campo de ataque durante a maior parte do tempo, o Brasil passou a ter o domínio das jogadas. Com Vitor Roque, Geovane e Biro, a seleção passou a incomodar mais e conseguiu uma bola na trave em finalização de Biro, aos 12 minutos. Já era uma mostra de que o Uruguai teria mais problemas.

O brasileiro Giovane e o uruguaio Mathias De Ritis disputam a bola na final Sul-Americano Sub-20.  Foto: Fernando Vergara / AP

Como resposta, o rival assustou o goleiro Mycael em dois ataques rápidos e conseguiu equilibrar as ações. Na parte final da disputa, os brasileiros passaram a se lançar ainda mais para o ataque e os uruguaios começaram a aproveitar os espaços vazios nos contragolpes. Era jogo mais franco, aberto e sem previsão de quem seria o campeão.

Mesmo assim, os brasileiros passaram a jogar contra o relógio e o Uruguai começou a valorizar toda parada. Contudo, na base da pressão, o Brasil chegou ao gol. Aos 38 minutos, Kaique fez a jogada individual pela esquerda, cruzou e Andrey apareceu na segunda trave para tocar de cabeça e abrir o placar.

Nos minutos finais, o Uruguai buscou uma pressão e acabou parando na defesa da seleção brasileira. A equipe de Ramon Menezes era mais eficaz e acabou fazendo o segundo. Em um contra-ataque, após toda a equipe uruguaia estar na frente, em busca do empate, Pedrinho recebeu livre, passou pelo goleiro que estava no meio de campo e finalizou para fazer 2 a 0. A conquista do Sul-Americano foi confirmada após 12 anos.

Publicidade

Após o apito final, o Uruguai partiu para a confusão e Douglas recebeu o cartão vermelho pelo lado do Brasil. Além disso, as duas comissões técnicas e o policiamento precisaram entrar em campo para evitar o pior.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.