PUBLICIDADE

Publicidade

Eurocopa 2024 terá bola ‘inteligente’ que vai ajudar na marcação de impedimento; veja detalhes

Batizada de ‘Fussballliebe’, a novidade também será importante para indicar toque de mão

PUBLICIDADE

Foto do author Milena Tomaz

A Eurocopa 2024 vai estrear uma “bola inteligente”, novidade que promete funcionar como assistente da arbitragem. A inovação foi batizada de Fussballliebe (amor pelo futebol, em português), e será usada a partir de sexta-feira, em Munique, na Alemanha, com o jogo entre a seleção anfitriã, comandada por Julian Nagelsmann, e a Escócia.

A bola foi desenvolvida pela Adidas e tem tecnologia chamada de Connected Ball. O sistema deve auxiliar na marcação mais rápida de impedimentos ao enviar dados em tempo real aos árbitros de vídeo, que estarão na cabine do VAR.

Bola da Euro 2024 será uma 'assistente' da arbitragem. Foto: Divulgação/Adidas e UEFA

Além disso, a Fussballliebe será aliada de outras tecnologias no campo, como as câmeras que captam os movimentos dos jogadores. Isso pode ajudar a arbitragem a determinar pontos de contato entre o atleta e a bola, de modo a colaborar com a marcação de faltas ao apontar se houve toque de mão, por exemplo.

PUBLICIDADE

Na parte externa, o design da bola foi projetado com foco em representar “movimento e a energia do jogo”, segundo comunicado da Uefa. O produto tem também ilustrações de cada um dos estádios da Eurocopa 2024 e o nome das cidades-sede.

Além de Munique, palco da abertura, outros nove locais recebem os jogos: Berlim, Colônia, Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Gelsenkirchen, Hamburgo, Leipzig e Stuttgart. A competição será realizada de 14 de junho a 14 de julho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.